Acadêmicas de Medicina realizam primeiro intercâmbio nacional pela IFMSA BRAZIL UNIARP » Uniarp

01.09.25

Acadêmicas de Medicina realizam primeiro intercâmbio nacional pela IFMSA BRAZIL UNIARP

Dia 3 de agosto de 2025, as acadêmicas do 8º período de Medicina da UNIARP, Aisha Zanella e Aline Correia Zablonsky, iniciaram a primeira experiência de intercâmbio nacional promovida pela IFMSA Brazil UNIARP.

O processo de seleção ocorreu por meio das vagas remanescentes disponibilizadas após a conquista da Plenitude do comitê local na 61ª Assembleia Geral da IFMSA Brazil, realizada em 2024, em Goiânia. A estudante Aisha Zanella vivenciou o estágio em Neurocirurgia na cidade de Santarém, no Pará, enquanto Aline Zablonsky realizou seu estágio em Cirurgia Geral, em Aracaju, Sergipe.

Com duração de duas semanas, o intercâmbio proporcionou às estudantes a oportunidade de assistir e auxiliar em diversas cirurgias em hospitais de referência, além de participarem de atendimentos ambulatoriais, discussões de casos clínicos e aulas práticas nas instituições que as receberam.

Fora do ambiente hospitalar, ambas foram acolhidas por estudantes e famílias locais, que ofereceram não apenas um espaço seguro, mas também momentos de trocas culturais enriquecedoras, tornando a experiência ainda mais significativa.

A partir desse mês a IFMSA BRAZIL UNIARP também poderá participar dos intercâmbios internacionais e continuará ofertando os nacionais para todos os estudantes do curso de Medicina.

“A experiência acadêmica e cultural não tem preço. Pude assistir e auxiliar em cirurgias que nunca tinha visto antes e aprendi muito, tanto nas salas de cirurgia quanto nas aulas na universidade. Minha preceptora foi fundamental: me ensinou, respondeu todas as minhas dúvidas e me proporcionou uma vivência única em cirurgia geral. A família que me acolheu em Sergipe me fez sentir em casa. Eles me levaram para conhecer vários lugares, para que além da medicina eu pudesse mergulhar na cidade e na cultura local. Um dos momentos mais marcantes foi poder nadar no Rio São Francisco, algo que eu nunca imaginei viver. O comitê local da UNIT também foi extremamente receptivo, organizando não só atividades acadêmicas, mas também culturais. E ainda tive a oportunidade de conviver com uma intercambista da Bélgica, o que me permitiu praticar bastante inglês nessas duas semanas. Esse intercâmbio me motivou a buscar novas experiências, me trouxe um enorme desenvolvimento acadêmico e pessoal, ampliou meu círculo de amizades e me mostrou que, mesmo com medo, não podemos deixar de viver as oportunidades que desejamos”. Aline C. Zablonsky.

“Algumas experiências não apenas ensinam, elas transformam! Durante o intercâmbio em neurocirurgia, pude acompanhar de perto a dinâmica dessa especialidade, participar ativamente das discussões clínicas e observar procedimentos que ampliaram minha visão prática e teórica. Desde o início, fui recebida com entusiasmo pelo comitê local e pela equipe do hospital, que sempre estiveram dispostos a ensinar e compartilhar seus ensinamentos. Viver essa experiência em Santarém significou também explorar novas culturas, conhecer lugares únicos e criar conexões valiosas. Cada momento vivido, dentro e fora do hospital, contribuiu para uma formação mais ampla e humana. Volto ainda mais motivada para buscar novas oportunidades que unam aprendizado, troca e crescimento pessoal”. Aisha Zanella

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.