Acadêmicos da disciplina de Solos II do curso de Agronomia da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) participaram de uma aula prática no Horto Municipal, voltada à avaliação da resistência do solo à penetração — um dos principais indicadores de compactação e qualidade física do solo.
A atividade foi desenvolvida em uma área de fruticultura com cultivo de videiras, proporcionando aos estudantes a oportunidade de aliar teoria e prática ao investigar os efeitos do tráfego de máquinas agrícolas nos tratos culturais. O objetivo central foi avaliar a influência do trânsito de tratores na compactação do solo, especialmente nas entrelinhas da cultura.
Para a execução da prática, foi utilizado o penetrômetro modelo Stolf, equipamento que mede a resistência mecânica do solo à penetração. As avaliações foram realizadas em três pontos distintos da área: na linha de plantio; a 50 centímetros da entrelinha, em área sem tráfego; a 100 centímetros, na faixa de passagem do rodado do trator.
Os dados coletados evidenciaram diferenças significativas entre os locais analisados. A faixa de tráfego das máquinas apresentou valores elevados de resistência, indicando maior grau de compactação. Esse resultado demonstra como o tráfego recorrente de tratores pode modificar a estrutura do solo, reduzindo a porosidade, dificultando o desenvolvimento radicular das videiras e comprometendo processos essenciais, como a absorção de nutrientes, a aeração e a infiltração de água.
O professor Neuro Wolschick, responsável pela disciplina, explica que atividades práticas como esta são fundamentais para consolidar o aprendizado. “A compactação é um dos principais problemas em sistemas mecanizados. Ao visualizar os dados em campo, os acadêmicos conseguem relacionar diretamente o manejo adotado com as alterações na qualidade do solo”, destacou.
A aula prática reforça o compromisso da UNIARP com a formação técnica e científica de seus estudantes, promovendo experiências que estimulam a análise crítica e a tomada de decisões fundamentadas no manejo e conservação do solo, especialmente em sistemas perenes como a viticultura.









