Acadêmicos de Medicina promovem o diagnóstico situacional das unidades básicas de saúde » Uniarp

14.06.24

Acadêmicos de Medicina promovem o diagnóstico situacional das unidades básicas de saúde

Dia 13 de junho, as turmas CHI e PHI do curso de Medicina da UNIARP finalizaram o 1º semestre da Unidade Curricular da Integração Ensino Serviço e Comunidade (IESC). A avaliação final deu-se através da apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas aulas teóricas e práticas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A atividade principal desse semestre foi a construção de um “Diagnóstico Situacional” da UBS em que o acadêmico estava inserido. O conteúdo proporcionou a compreensão das condições de saúde das comunidades. O Diagnóstico envolve uma coleta e análise de dados relevantes sobre aspectos estruturais, funcionais, econômicos, determinantes sociais de saúde, permitindo identificar pontos fortes, pontos a melhorar, oportunidades e ameaças à saúde da população do território adscrito.

Os acadêmicos conheceram e avaliaram aspectos como a acessibilidade dos serviços, a gestão de trabalho, identificaram as principais demandas de saúde da população local, padrões de doenças prevalentes e as áreas de maior vulnerabilidade com propostas de intervenções.  Ainda, esse estudo possibilitou que os estudantes desenvolvessem uma visão crítica e integrada sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com professores da IESC deste semestre: Dayane Carla Borille, Rafael Matte e Solange De Bortoli Beal, as temáticas são de grande importância para inserir o acadêmico de Medicina na relevância do SUS, um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o qual garante acesso universal e gratuito aos serviços de saúde para toda a população brasileira, incluindo estrangeiros residentes no Brasil. Para os futuros médicos, compreender o funcionamento, os princípios e os desafios do SUS é fundamental para promover um atendimento humanizado e de qualidade.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.