Entre os dias 08 e 12 de setembro, a Semana da Curricularização da Extensão do segundo semestre de 2025 da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) envolveu os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Letras Bilíngue e também o curso de Direito, reforçando a integração entre universidade e comunidade.
O evento começou com uma roda de conversa com o secretário de Educação de Caçador, professor Manoel Paiva, e o integrador Regional de Educação, Agnaldo Souza, representando o Supervisor Regional de Educação, professor Maurício Passos Pinheiro. Acadêmicos da 8ª fase do curso de Pedagogia, da 8ª fase do curso de Educação Física e da 10ª fase do curso de Direito participaram do encontro e puderam conhecer de perto as principais demandas e desafios da rede municipal e regional de educação.
A partir desse diálogo, os estudantes foram desafiados a elaborar propostas de intervenção e melhoria, que serão desenvolvidas ao longo da semana.
Dia 09 de setembro, as atividades continuaram com dois encontros. O primeiro contou com a presença da professora Silvana Bardella, diretora da EMEB Nossa Senhora Salete, que relatou as necessidades e prioridades da escola, onde será realizada uma intervenção no dia 25 de outubro de 2025. Acadêmicos dos cursos de Educação Física, Pedagogia, Direito e Letras Bilíngue, envolvidos participaram da roda de conversa.
No mesmo dia, outra reunião foi realizada com a participação da professora Isamara Peretti Maia, coordenadora do CEI Marcelino Champagnat. O CEI receberá uma intervenção no período matutino, também dia 25 de outubro. Nessa atividade, os acadêmicos de Pedagogia, Direito e Educação Física dialogaram sobre os desafios e possibilidades de apoio à comunidade escolar.
Dia 11 de setembro, a Escola Domingos da Costa Franco foi pauta do evento, com a presença da diretora professora Vera Lipka Neves. Durante a conversa, além de compartilhar a realidade da escola, a gestora destacou sua trajetória e experiências profissionais. A partir da reunião, os acadêmicos começaram a planejar ações para a intervenção agendada para dia 11 de outubro de 2025, incluindo uma campanha de arrecadação de materiais de higiene pessoal, livros e brinquedos, que serão doados à comunidade escolar.
Nos demais dias da semana, os grupos de acadêmicos se dedicaram ao planejamento das atividades extensionistas, à construção de produtos educacionais e à elaboração dos resumos expandidos, que servirão como registro acadêmico da experiência e serão apresentados em espaços científicos.
Todas as ações desenvolvidas na 1ª Semana da Curricularização da Extensão estão diretamente integradas às disciplinas do semestre, garantindo a articulação entre teoria e prática e o fortalecimento da formação acadêmica. Além disso, reafirmam o compromisso da UNIARP em promover a interação entre universidade e sociedade, oferecendo soluções criativas e colaborativas para os desafios da comunidade escolar e dos órgãos públicos de educação.











