Acadêmicos participam de Workshop sobre Inteligência Artificial para Arquitetos e Urbanistas » Uniarp

09.05.24

Acadêmicos participam de Workshop sobre Inteligência Artificial para Arquitetos e Urbanistas

Dia 7 de maio, acadêmicos da 9ª fase do curso de curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP participaram do Workshop: Inteligência Artificial para Arquitetos e Urbanistas. No evento foram trabalhados conceitos, práticas e soluções a partir dos recursos que a Inteligência Artificial proporciona.

O evento foi organizado pela professora Sandra Mara Bragagnolo, que ministra o componente de tópicos especiais e também coordena o Laboratório de Consultoria Júnior – LabJr.

Segundo ela, com o avanço tecnológico cada vez mais presente na vida cotidiana, a aplicação da inteligência artificial na arquitetura e urbanismo emerge como recurso para otimizar processos, prever demandas e criar espaços mais inteligentes, produtivos e eficientes.

O workshop trouxe conhecimento técnico e promoveu a troca de experiências, explorando possibilidades. Com atividades práticas, foi possível perceber os desafios éticos e as perspectivas futuras da Inteligência Artificial (IA) na arquitetura e urbanismo. “Chegou-se à conclusão de que novos profissionais devem surgir na área da ciência da computação, especialmente na criação de customização de IAs que permitam a inclusão de materiais disponíveis em diferentes regiões”, comenta a professora Sandra. “Saber como usar desses recursos faz toda a diferença, pois, se não houver esse cuidado, corre-se o risco de comprometer a importância do profissional, que é quem deve ser imitado pela inteligência artificial, e não o contrário”, completa.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Cláudia Maté destaca a importância de explorar as aplicações possíveis da IA para otimização do trabalho do profissional de arquitetura, tendo o domínio dos conhecimentos, permitindo usar esses recursos de forma crítica, correta e ética.

Para o vice-reitor acadêmico, professor Dr. Joel Haroldo Baade torna-se muito importante debater esse tema com fontes coerentes e com orientação pautada na ética. “É isso que garante aos estudantes uma visão das possibilidades de uso da inteligência artificial, capacitando-os a integrarem esses recursos em suas práticas profissionais de forma ética e responsável”, afirma.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.