Acadêmicos realizam orientações sobre insulinoterapia e descarte correto dos materiais » Uniarp

03.10.22

Acadêmicos realizam orientações sobre insulinoterapia e descarte correto dos materiais

O acadêmico Evandro Czarnobony, da 4ª fase do curso de Medicina da UNIARP, bolsista do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), realizou no dia 30 de setembro na Unidade Básica de Saúde Central de Caçador a ação extensionista do projeto intitulado: “O impacto ambiental do descarte de perfurocortantes por Insulinodependentes e a importância da educação continuada na preservação de riscos ambientais à população e a profissionais envolvidos na coleta desses resíduos”. O projeto é orientado pela professora Solange De Bortoli Beal.

Na ocasião, contou com o apoio da acadêmica Marina Farias Lira, também da 4ª fase do curso de Medicina, realizaram orientações para pacientes Insulinodependentes, cadastrados na UBS, reforçando a importância do cuidado com o uso correto da Insulina, alimentação, exercícios físicos e, sobretudo, com os corretos locais de aplicação da Insulina, demonstrando na prática esses locais. Ainda, ressaltando a importância do descarte correto dos materiais perfurocortantes, oriundos da aplicação da Insulina.

A acadêmica Marina, também desenvolveu ação do PAEC sobre Insulinoterapia – Orientações básicas para pacientes diabéticos, sob orientação da professora Vilmair Zancanaro.

A professora Solange afirma que o desenvolvimento desses projetos se torna de extrema importância, uma vez que atingem diferentes pacientes e com muitas dúvidas e principalmente, aplicando insulina incorretamente, além dos locais de aplicação sem rodízio. “Da mesma forma, nem todos os pacientes tinham conhecimento sobre o correto descarte dos materiais, bem como o uso de embalagens apropriadas para o devido descarte. Ainda foi ressaltado o impacto ambiental resultante desses materiais e orientações sobre o descarte final, o qual deve ser encaminhado para a UBS, onde seguirá para a empresa responsável pela coleta desses resíduos”, explica.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.