Ação extensionista em Videira: Conscientização sobre a doença de Alzheimer e os benefícios dos exercícios físicos para a saúde cerebral » Uniarp

17.04.24

Ação extensionista em Videira: Conscientização sobre a doença de Alzheimer e os benefícios dos exercícios físicos para a saúde cerebral

Dia 03 de abril, os acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP: Alexander Perondi, Beatris Aparecida Arezi, Paloma Tailoane Damer Saurin e Tathianny Pereira da Silva realizaram uma ação extensionista na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cidade Alta, de Videira. A professora orientadora é Gabriela Carneiro Ramos Rocha.

A ação teve o objetivo de promover a conscientização sobre a doença de Alzheimer e os benefícios dos exercícios físicos para a saúde cerebral. A iniciativa abordou de forma abrangente a importância da atenção primária à saúde, especialmente para pessoas afetadas por doenças crônicas como o Alzheimer.

O evento teve a participação de uma amostra representativa da população local, incluindo 32 indivíduos que possuíam familiares diagnosticados com Alzheimer ou que foram diretamente afetados pela doença. Além disso, a equipe multidisciplinar das UBS’s esteve presente, fortalecendo a interdisciplinaridade e o compartilhamento de conhecimentos.

Para transmitir informações de maneira acessível e impactante, foram elaborados panfletos informativos que destacavam os sintomas da doença, os cuidados necessários e os benefícios dos exercícios físicos para a saúde cerebral. Esses materiais foram distribuídos durante o evento, contribuindo para a disseminação do conhecimento na comunidade.

A atividade prática foi um ponto alto do evento, oferecendo aos participantes a oportunidade de experimentar exercícios simples, como alongamento, caminhadas orientadas e atividades de resistência. Essas práticas demonstraram de forma tangível como é possível incorporar atividades físicas à rotina diária e os benefícios que podem trazer para a saúde geral, incluindo a saúde cerebral.

A boa adesão da população à atividade refletiu o interesse e a conscientização crescentes sobre a importância da prevenção e do manejo adequado da doença de Alzheimer. Além disso, a abordagem holística e participativa adotada nesta iniciativa ajudou a fortalecer os laços comunitários e promover uma cultura de cuidado e bem-estar em Videira-SC.

Conscientização sobre a doença de Alzheimer

Atividades como essa ajudam a aumentar o conhecimento da população sobre a doença de Alzheimer, seus sintomas, fatores de risco e estratégias de prevenção. Isso é fundamental para promover a detecção precoce da doença e garantir um manejo adequado.

Empoderamento da comunidade

Ao fornecer informações e recursos para que as pessoas possam cuidar melhor de sua saúde cerebral e apoiar familiares afetados pela doença de Alzheimer, essa atividade capacita a comunidade a tomar medidas proativas em relação à sua saúde e ao bem-estar de seus entes queridos.

Construção de redes de apoio

Atividades como essa proporcionam um espaço para que as pessoas afetadas pela doença de Alzheimer e seus familiares possam compartilhar experiências, buscar apoio mútuo e construir redes de suporte, o que é essencial para lidar com os desafios emocionais e práticos associados à doença.

Informação acessível

Os panfletos, o vídeo e a atividade prática foram eficazes para a fixação das informações importantes sobre a doença de Alzheimer e os cuidados com a saúde cerebral de uma maneira acessível e de fácil compreensão. Eles podem conter informações sobre sintomas, fatores de risco, métodos de prevenção e recursos disponíveis na comunidade.

Conscientização

A troca de informações e a execução do circuito ajuda a aumentar a sensibilização sobre a doença de Alzheimer e sua importância para a saúde pública. Ao alcançar um grande número de pessoas, as ações extensionistas promovem uma abordagem ao público de qualquer idade e local, de modo a reduzir os gastos com saúde pública por meio de mudanças de hábitos de vida simples do dia-a-dia. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.