Dias 16 e 17 de agosto, acontece em Caçador, na UNIARP, o 37º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM) e o 1º Simpósio Estadual de Apiterapia. (https://faasc.com.br/ecam-2024/)
O município de Caçador, está localizado em uma região onde a fruticultura de clima temperado, como a maçã, pêssego e ameixa, são altamente dependentes da polinização feita por abelhas e também está dentro da região geográfica da produção do melato de bracatinga.
Os eventos são uma realização da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores de SC (Faasc), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri), Associação de Apicultores de Caçador e Região (ACAP) e Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Contam com o apoio do Sebrae/SC e Senar/SC e a promoção da Associação Empresarial de Caçador (ACIC), Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Caçador.
Além das discussões sobre políticas com a participação de representantes de instituições e líderes do setor, a programação contará com renomados palestrantes, que irão compartilhar seus conhecimentos por meio de palestras, oficinas e mesas-redondas.
O 1º Simpósio Estadual de Apiterapia, terá palestrantes altamente especializados, que irã compartilhar conhecimentos mais aprofundado dos benefícios dos produtos das abelhas à saúde humana.
O objetivo do 37º Encontro Catarinense de Apicultores e Meliponicultores (ECAM) e do 1º Simpósio Estadual de Apiterapia é fortalecer o associativismo, difundir novas tecnologias, incrementar a criação de abelhas e seus produtos, sensibilizar e orientar para a importância das abelhas para o agronegócio e para a sociedade. A melhoria da eficiência da polinização das culturas agrícolas, e a melhoria nos manejos para a produção do melato, deverão ser tema de destaque no evento.
Os eventos terão ainda a Expofeira de materiais e equipamentos para a apicultura e meliponicultura, que deverá contar com aproximadamente 35 expositores e vai apresentar as inovações do mercado aos produtores, criando oportunidades de negócios.
É esperada a participação de 600 a 700 participantes, entre apicultores, meliponicultores, técnicos, professores, estudantes, pesquisadores, empresários e líderes do setor de diversos estados brasileiros.
Saiba mais
Segundo o IBGE 2017, em Santa Catarina existem 16.824 estabelecimentos com criação de abelhas, estando entre os maiores produtores e exportadores de mel do Brasil. No entanto, o maior ganho econômico relacionado à atividade no estado está nos serviços de polinização.