Aplicação da metodologia ativa Case-Based Collaborative Learning nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica » Uniarp

14.03.25

Aplicação da metodologia ativa Case-Based Collaborative Learning nos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica

Dia 11 de março, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, na disciplina Desafio I, participaram de uma atividade utilizando a metodologia ativa Case-Based Collaborative Learning (CBCL), sob a orientação da professora Talize Foppa e do professor Marcio Kawamura.

O CBCL combina a aprendizagem baseada em casos com a aprendizagem colaborativa, proporcionando aos estudantes a oportunidade de analisar e discutir cenários reais. Nesta atividade, o caso selecionado foi “A Tragédia da Usina de Banqiao: A Maior Catástrofe de Engenharia Hidrelétrica da História”, cuidadosamente escolhido para estimular a aplicação do conhecimento teórico na prática.

Os estudantes trabalharam em grupos para analisar o caso, debater possíveis soluções e tomar decisões em conjunto, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. A atividade também incentivou uma visão interdisciplinar, permitindo que os acadêmicos relacionassem os conceitos aprendidos em matemática, programação e ética profissional ao contexto apresentado.

Essa abordagem fortalece o pensamento analítico, a autonomia no aprendizado e a capacidade de resolver problemas complexos em equipe. O uso do CBCL se mostrou altamente eficaz no ensino da engenharia, preparando os alunos para os desafios reais da profissão.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.