Dia 11 de março, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, na disciplina Desafio I, participaram de uma atividade utilizando a metodologia ativa Case-Based Collaborative Learning (CBCL), sob a orientação da professora Talize Foppa e do professor Marcio Kawamura.
O CBCL combina a aprendizagem baseada em casos com a aprendizagem colaborativa, proporcionando aos estudantes a oportunidade de analisar e discutir cenários reais. Nesta atividade, o caso selecionado foi “A Tragédia da Usina de Banqiao: A Maior Catástrofe de Engenharia Hidrelétrica da História”, cuidadosamente escolhido para estimular a aplicação do conhecimento teórico na prática.
Os estudantes trabalharam em grupos para analisar o caso, debater possíveis soluções e tomar decisões em conjunto, promovendo o desenvolvimento de habilidades de comunicação, colaboração e pensamento crítico. A atividade também incentivou uma visão interdisciplinar, permitindo que os acadêmicos relacionassem os conceitos aprendidos em matemática, programação e ética profissional ao contexto apresentado.
Essa abordagem fortalece o pensamento analítico, a autonomia no aprendizado e a capacidade de resolver problemas complexos em equipe. O uso do CBCL se mostrou altamente eficaz no ensino da engenharia, preparando os alunos para os desafios reais da profissão.


