Aproxima +SC: Evento em Caçador discute e apresenta demandas » Uniarp

17.08.23

Aproxima +SC: Evento em Caçador discute e apresenta demandas

Estreitar laços e criar sinergia entre os protagonistas do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) catarinense é a proposta do Aproxima+SC, evento que foi realizado dia 17 de agosto na UNIARP em Caçador. Com o apoio de parceiros e promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapesc), o projeto visa integrar governos, instituições educacionais e setores produtivos.

O evento reuniu representantes de diferentes setores, como empresários, professores, pesquisadores, colaboradores de indústrias e representantes de entidades, que apresentaram e discutiram algumas demandas do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Mas novas situações podem e devem ser apresentadas. O evento abriu um canal de comunicação entre a região e a Fapesc e com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett apresentou as ações para incentivo à inovação. “A aproximação com todos os setores do ecossistema, através deste projeto, é fundamental para que ocorram trocas produtivas entre os setores e governo. Assim, vamos colocar em prática ações visando a nova economia, a valorização de talentos e o desenvolvimento do Estado”, destaca Marcelo Fett.

O presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto destacou que a movimentação quer entender as necessidades das cidades. “O Aproxima+SC é uma oportunidade de conectar a fundação aos catarinenses, divulgando os projetos e editais em andamento, os planos para o segundo semestre e, principalmente, conhecer as demandas regionais de pesquisadores, empresários e empreendedores para definir projetos futuros”, explicou.

Em Caçador, o evento Aproxima +SC integrou as ações do Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM), para contribuir com o desenvolvimento do setor de base florestal, setor de grande relevância econômica e social para Caçador e região.

Dr. Gilberto Seleme, 1º Vice-Presidente da FIESC destacou a importância do evento, que abre possibilidades para conhecer e entender as demandas dos setores produtivos locais. “Isso favorece ações assertivas, com ações que vão fazer a diferença na vida das pessoas”, comenta.

O evento também teve a presença de Alencar Mendes, prefeito de Caçador, Moacir Salamoni, presidente da Fundação UNIARP, Dr. Neoberto Balestrin, reitor da UNIARP, Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, vice-reitor da UNIARP, Adriano Rodrigues, diretor de Relações Institucionais e Governamentais do Sistema ACAFE, Daniel Tenconi, gerente executivo SESI, SENAI e IEL, Sérgio Schmitz, superintendente do Hospital Maicé, Danielle Ullrich, diretora do IFSC de Caçador, além de  representantes do SEBRAE, SESC, Núcleo de RH da ACIC e equipe da Regional da FIESC.

O Aproxima+SC é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santa Catarina (SCTI), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e Plataforma On.

O evento conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Instituto Euvaldo Lodi de Santa Catarina (IEL), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores (Fampesc) e Rede Catarinense de Centros de Inovação (RCCI).

Visitas e reuniões

Após o evento, o secretário Marcelo Fett visitou a UNIARP e conheceu toda a estrutura que dá suporte aos diversos cursos de graduação. O presidente da FAPESC, Fábio Wagner Pinto, teve uma reunião com docentes pesquisadores da UNIARP.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.