Dias 26 e 27 de abril, acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP participaram de viagem de estudos a Curitiba e à cidade histórica de Lapa-PR. A atividade teve como objetivo proporcionar uma vivência prática e imersiva em contextos urbanos e arquitetônicos de relevância nacional, promovendo a integração entre teoria e prática na formação acadêmica.
Um dos momentos mais marcantes foi a visita ao escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, instalado em uma residência projetada pelo próprio arquiteto Jaime Lerner. A turma foi recebida pelo arquiteto Felipe Guerra, sócio do escritório, e pelas arquitetas Érika Poleto e Marina Sutile de Lima, integrantes da equipe de arquitetos, que enriqueceram o encontro com relatos sobre experiências profissionais, processos de criação e desafios do urbanismo contemporâneo.
Durante a visita, os estudantes também puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelo Instituto Jaime Lerner, uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que tem como missão despertar uma consciência positiva sobre o potencial das cidades. Com base na trajetória do arquiteto, urbanista e gestor Jaime Lerner, o Instituto atua na preservação de seu legado no planejamento urbano de Curitiba e no incentivo ao desenvolvimento sustentável e criativo de outras cidades.
A programação foi complementada por uma visita à cidade de Lapa-PR, onde o grupo percorreu importantes marcos históricos como o Theatro São João, a Casa Lacerda, o Museu de Armas e o conjunto urbano protegido pelo IPHAN. Essa imersão teve como foco o reconhecimento e a valorização do patrimônio cultural e arquitetônico, promovendo reflexões sobre identidade, memória e conservação.
A atividade proporcionou aos estudantes o contato direto com práticas inovadoras e referenciais em desenho urbano, mobilidade e sustentabilidade, ampliando seu repertório técnico e cultural. A iniciativa reforça o compromisso da UNIARP em oferecer uma formação interdisciplinar, crítica e conectada aos grandes temas que atravessam a prática arquitetônica contemporânea.


