Acadêmico, bolsista PAEC, realiza capacitação para agentes de saúde » Uniarp

01.12.21

Acadêmico, bolsista PAEC, realiza capacitação para agentes de saúde

Dia 24 de novembro, o acadêmico Ricardo Cervini, do 2º período do Curso de Medicina da UNIARP realizou uma capacitação para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) das Unidades Básicas de Saúde do Berger e Alto Bonito, dentro da campanha Novembro Azul. O acadêmico foi orientado pela professora Dra. Ariana Centa e com a colaboração da enfermeira Larissa Strapasson.

Ele realizou uma palestra com os agentes de saúde e elaborou materiais de divulgação com conteúdo de fácil entendimento. Os materiais serão entregues para a população do bairro Berger e do Alto Bonito, através das agentes de saúde em visitas domiciliares.

“Meu objetivo é capacitar os Agentes Comunitários de Saúde com informações adequadas, para que cheguem de maneira efetiva à população. Precisamos levar conhecimentos importantes e despertar o interesse da população no autocuidado, prevenção, diagnóstico precoce e acompanhamento do câncer de próstata”, explica Ricardo.

A ação faz parte de um projeto de extensão criado pelo acadêmico bolsista e pela professora orientadora dentro do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC).

O projeto tem como proposta a Conscientização sobre a importância do autocuidado, prevenção e diagnóstico precoce dos cânceres de mama, colo do útero e próstata nas UBSs Berger e Alto Bonito.

Visa aumentar o número de exames preventivos realizados nessas UBS, assim como as consultas médicas vinculadas ao tema, visto que nos últimos anos o número de mulheres que procuraram essas UBS foi muito baixo.

No mês de outubro, o acadêmico realizou ações com o mesmo intuito em prol do Outubro Rosa, fazendo a capacitação dos agentes e confecção de folders para serem distribuídos a população do bairro Berger e Alto Bonito. Ainda, no mês de outubro também foram realizadas palestras internas para os acadêmicos do curso de Medicina da Uniarp e, a convite da Secretaria de Saúde de Caçador, as palestras foram estendidas para um grupo de mulheres do bairro Alto Bonito.

Rosana D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP explica que a experiência da ação extensionista do projeto PAEC possibilita ao acadêmico Ricardo uma visão melhor de como pode contribuir com a saúde da população. “Ele recebe as informações na sala de aula e coloca em prática, repassando esses conhecimentos e influenciando de forma positiva na saúde das pessoas”, avalia.

Capacitação dos ACS sobre o Câncer de Próstata.
Palestra para o grupo de mulheres do bairro Alto Bonito
Palestra para os acadêmicos do curso de medicina da UNIARP.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.