Ciclo de palestras, com foco na produção de soja brasileira e catarinense » Uniarp

29.05.24

Ciclo de palestras, com foco na produção de soja brasileira e catarinense

O curso de Agronomia da UNIARP realizou, dia 27 de maio, um ciclo de palestras, com foco na produção de soja brasileira e catarinense. O evento foi coordenado pelo professor Elizandro Fochesatto. O tema central do evento foi: Produção lucrativa e sustentável de soja em Santa Catarina. Participaram do evento acadêmicos da UNIARP, produtores, técnicos e agrônomos.

Na primeira palestra do Ciclo, o professor Elizandro falou sobre a melhor cultivar de soja para a lavoura, abordando a importância da escolha da cultivar de soja e os critérios a serem considerados. Ao final, ele apresentou os resultados de pesquisas realizadas em Caçador-SC, indicando quais são as melhores cultivares de soja para altas produtividades. É uma parceria entre a Uniarp e a Equipe Fild Crops que desenvolve este trabalho em vários estados do Brasil.

No segundo momento, a professora Maria Soledad Armoa Báez, ministrou palestra sobre o potencial e lacunas de produtividade do sistema de produção de soja, milho e trigo no Paraguai. Maria é professora da universidade de Entre Rios, no Paraguai, integrante da equipe Fild Crops e aluna de doutorado da Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul.

Na palestra, a professora apresentou resultados de pesquisas sobre lacunas de produtividade para soja, milho e trigo, no Paraguai, e a importância deste estudo. Com as informações geradas será possível identificar estratégias de manejo para reduzir as lacunas de produtividade, aumentar rendimento de grãos, reduzir custos, aumentar a lucratividade e produzir de forma sustentável.

A última palestra da noite foi proferida pelo professor Dr. Alencar Zanom Junior, com o tema: “Ecofisiologia da soja: compreender para manejar”. Ele apresentou informações sobre produtividade potencial, produtividade limitada por água e por manejo. Também apresentou resultados do Campeonato Soybean Money Maker, que visa a produção sustentável de soja no Brasil.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.