O Ciclo de Palestras, uma iniciativa do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico (NDA) da UNIARP teve início em 2019 com o objetivo de apoiar os estudantes na elaboração dos seus Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). O Ciclo encerra em 2025. Para os próximos anos, novas estratégias estão sendo adotadas para que a qualidade dos trabalhos siga sendo assegurada, incluindo capacitação específica para professores de Trabalho de Conclusão de Curso e para os orientadores destes trabalhos.
O Ciclo de Palestras, durante os sete anos de existência, consolidou-se como espaço de construção coletiva do conhecimento, pautado na troca de experiências, no aprofundamento teórico e na orientação qualificada para a produção científica. Organizado em quatro eixos temáticos, o Ciclo abordou, de forma sistemática, os principais elementos que compõem um projeto de pesquisa. Os temas contribuíram diretamente para o desenvolvimento de competências essenciais à investigação científica, fortalecendo a formação dos estudantes e impactando diretamente na qualidade dos TCCs apresentados nos diversos cursos da instituição.
A professora Me. Mariluci Auerbach, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico, explica que o Ciclo de Palestras nasceu da necessidade de apoiar os estudantes na caminhada da pesquisa acadêmica. “Ver sua consolidação ao longo dos anos, com resultados evidentes nos TCCs, é motivo de orgulho para toda a equipe do NDA. Encerramos esse ciclo com gratidão e com a certeza de que cumprimos um papel importante na formação dos nossos acadêmicos”, comenta.
O vice-reitor acadêmico, professor Dr. Joel Haroldo Baade, ressalta a relevância da iniciativa. Segundo ele, o Ciclo de Palestras da Uniarp reafirma o compromisso institucional com a qualidade da formação superior. “Este evento foi uma construção coletiva do saber, que envolveu docentes, discentes e a gestão acadêmica em torno de um propósito comum: o fortalecimento da pesquisa. Com essa maturidade, percebe-se a oportunidade de dar sequência com novas estratégias, de forma efetiva e sistemática, aos progressos já verificados”, salienta.
A Uniarp, por meio do NDA, agradece a todos os estudantes que participaram ativamente dessa jornada, reconhecendo o esforço e a dedicação de cada um. De forma especial, agradece os professores doutores que, com excelência, compartilharam seus saberes ao longo das edições, contribuindo para a consolidação de uma cultura de pesquisa ética, rigorosa e transformadora.








