Curso de medicina da UNIARP promove IV Ciclo de Estudos » Uniarp

22.11.21

Curso de medicina da UNIARP promove IV Ciclo de Estudos

Acadêmicos do quarto período do curso de Medicina da UNIARP, Turmas Sigma e Pi, promoveram entre os dias 8 a 11 de novembro de 2021 o IV Ciclo de Estudos de Medicina que tratou sobre as doenças crônicas nas especialidades médicas e seu processo de reabilitação. O evento foi realizado sob a supervisão e orientação das professoras de IESC Achaiane dos Anjos e Julhana Silva.

No evento, foram desenvolvidas competências como: organização, comunicação, manejo de conflitos, autorresponsabilidade, responsabilidade coletiva e ética utilizando da metodologia ativa de Aprendizado Baseado em Projetos.

O professor Hiago Bellaver, coordenador adjunto do curso de Medicina da UNIARP explica que os acadêmicos buscam responder através de ações, questionamentos levantados por âncoras ou disparadores”, comenta.

O Ciclo reuniu cerca de 200 pessoas de todo o Brasil. Foram conferidos certificados de horas complementares aos participantes e da organização de evento, acadêmicos das turmas Sigma e Pi.

“Os certificados são importantes para complementação do currículo acadêmico no que concerne as horas complementares referentes a graduação de Medicina, além da organização de evento científico poder contar como pontos em provas de residência médica”, explicam as professoras Achaiane e Julhana. 

De acordo com o professor Hiago, eventos desse porte são fontes provedoras de conhecimento dentro do ambiente universitário, assim como enaltecem a importância da ciência e permitem a troca de informações e conhecimento entre os acadêmicos dos mais variados lugares do país, garantindo confiança e qualidade para os acadêmicos. 

Sinopse de cada dia do evento:

Noite 1 – 08/11: Introdução à Doenças Crônicas com ênfase no aparelho respiratório.

Dr. Marcio Avila

•          Realizou uma introdução abordando as Doenças Crônicas e, em seguida, deu continuidade à sua fala tratando, principalmente, do aparelho respiratório, citando a asma como um dos principais exemplos. Com amplo espaço para dúvidas, foi possível perceber o interesse a respeito do assunto, mostrando a importância do tema, não apenas para os estudantes de medicina, mas em todas as áreas da saúde.

Noite 2 – 09/11: Efeito dos exercícios físicos nas doenças crônicas, impacto diário (dor crônica), reabilitação física nas doenças crônicas e Diabetes Mellitus.

Dr. Pablo de Souza

•          A palestra foi iniciada com o Dr. Contando um pouco de sua história e de sua rotina, após trouxe uma abordagem breve sobre as doenças crônicas e fez associações com os exercícios físicos, ou seja, a importância de manter uma vida ativa como forma de prevenção, tratamento ou reabilitação para o paciente que é portador de alguma doença crônica. No fim, foi aberto um amplo espaço para questionamentos, em que o palestrante se disponibilizou a respondê-los via chat da plataforma.

Dr. Tierri da Silva Vieira

•          A palestra agregou muito conhecimento para todos que estavam assistindo, pois a partir da fala do Dr. foi possível entender a dor, como ocorre seu processo e como devemos olhar e tratar esse paciente, salientando que devemos sempre ter o olhar humanizado, escuta qualificada e olhar como um todo,nunca menosprezando os fatos relatados pelo paciente

Rafaela Carminatti e Jaqueline Blodorn dos Anjos

•          As palestrantes trouxeram a importância da fisioterapia para o processo de tratamento e reabilitação dos pacientes, assim como suas vivências dentro dessa área, reforçando ainda mais o papel dessas profissionais. Toda a fala dessas profissionais vieram de encontro com a palestra do Dr, Tierri, agregando ainda mais conhecimento nessa noite e fazendo com que o assunto ficasse mais claro e pudesse ser entendido em todos os sentidos. 

Dr. Fábio Pitanga  

•          Para encerrar a noite, nosso último palestrante trouxe aspectos de extrema relevância acerca da Diabete Mellitus. Fez correlações sobre os hábitos de vida, trouxe a história dessa doença crônica, maneiras de prevenir e tratar essa condição e por fim, falou um pouco dos cuidados que o paciente portador de Diabetes necessita ter. 

Noite 3 – 10/11: Dermatite Atópica, Obesidade e nutrologia e Doenças crônicas e como tratar. 

Dra. Juliana Loyoloa, 

•          A noite foi iniciada com a temática de Dermatite Atópica, relacionado a doenças crônicas, assim foi compartilhando experiências clínicas e pessoais durante sua palestra. Após terminado sua apresentação os alunos puderam fazer perguntas a palestrante.

Dr. Audie Monn

•          Médico Nutrólogo, explanou sobre as doenças crônicas relacionadas ao peso, sedentarismo e obesidade. A palestra foi muito bem explicativa, abordando temas de extrema importância, haja vista que os alunos vivenciam esse cenário nos mais variados locais, sendo dentro de suas famílias ou em Unidades Básicas de Saúde, por exemplo. Ao terminar a palestra também houve espaço para a realização de questionamentos. 

Dr. Wuilker Knoner Campos  

•          Para encerrar a última palestra dessa noite, o Dr. abordou doenças crônicas generalizadas, formas de prevenir e os tratamentos mais comumente utilizados nessas situações. Assim, o palestrante foi explanando a temática de forma fluida, pois trouxe para esse momento a correlação com sua vasta experiência clínica.  

Noite 4 – 11/11: Principais doenças reumáticas crônicas, desprescrição medicamentosa e principais doenças oftálmicas. 

Dr. Fernando Endler Carvalho

•          Dr. Fernando, oftalmologista, iniciou a última noite do ciclo se aprofundando nas doenças crônicas mais comum que acometem a visão de forma clara e explicativa, com ênfase nos quadros de glaucoma, catarata e retinopatia.

Dr. Tiago Malucelli

•          Nesse segundo momento, o tema de debate foi a reumatologia. Desta forma, o Dr. Tiago destacou as afeções crônicas reumatológicas de maior destaque atual, entre elas a artrite reumatoide e o lúpus. 

Dr. Marcio Borges

•          Para finalizar brilhantemente o IV ciclo de estudos de Medicina da UNIARP, Dr. Marcelo, médico geriatra, abordou os temas polifarmácia e desprescrição medicamentosa na população idosa, salientando o grande desafio dessa prática no âmbito da medicina, a qual necessita de grandes quebras de paradigmas além de domínio e conhecimento farmacológico. 

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.