Curricularização da Extensão das Licenciaturas: Integração entre universidade e comunidade escolar, em Caçador » Uniarp

10.06.25

Curricularização da Extensão das Licenciaturas: Integração entre universidade e comunidade escolar, em Caçador

A UNIARP realizou dia 07 de junho, oficinas educativas na escola Alcides Tombini de Caçador-SC, com a participação de 140 acadêmicos dos cursos de Pedagogia, Letras e Educação Física. A proposta faz parte da curricularização da extensão, uma política institucional que visa aproximar o ensino superior das demandas reais da comunidade.

Foram realizadas 38 oficinas com temas pedagógicos, culturais, esportivos, recreativos, lúdicos, formativos e orientativos, envolvendo cerca de 250 pessoas, entre alunos da escola, pais, professores, convidados e comunidade local.

As oficinas foram planejadas com base nas necessidades da escola, alinhadas aos componentes curriculares dos cursos envolvidos, e apresentaram propostas que valorizam a inclusão, a criatividade e o compromisso social da formação docente.

O professor Me. Diego Bridi, responsável pela organização da ação e pela curricularização da extensão nas licenciaturas da UNIARP explica que ao participar da ação, os acadêmicos passaram por um processo de reflexão, planejamento e avaliação contínua, como forma de consolidar os princípios da curricularização da extensão. “Conseguimos levar a teoria à prática, alinhando universidade e comunidade em um único objetivo. Agradeço toda a equipe da UNIARP pelo apoio, à escola Alcides Tombini pelo acolhimento e à Secretaria Municipal de Educação pela parceria. E, principalmente, aos acadêmicos das licenciaturas, que fizeram a extensão acontecer, levando conhecimento, ação e alegria a todos que prestigiaram o evento”, comenta.

A UNIARP reafirma, por meio de ações como essa, seu compromisso com a formação de profissionais críticos, éticos e comprometidos com o desenvolvimento regional e com a qualidade da educação. A curricularização da extensão é uma importante ponte entre a teoria e a prática, entre a universidade e a comunidade, e entre o conhecimento acadêmico e a transformação social.

Depoimentos dos coordenadores

“Todo o processo de curricularização da extensão enriqueceu muito as vivências profissionais dos acadêmicos de Letras. Com certeza, o contato com a comunidade é um momento de aprendizagem que não seria possível obter somente nos bancos escolares.  Ademais, é uma oportunidade de mostrar à sociedade o trabalho e as temáticas desenvolvidas pelo curso de Letras na Uniarp”, professora Me. Marileusa, do curso de Letras

“A curricularização da extensão representa um importante avanço na formação dos acadêmicos da Licenciatura em Educação Física da UNIARP. Mais do que cumprir uma exigência legal, ela promove a aproximação entre os saberes acadêmicos e a realidade das escolas e comunidades. Essa vivência prática fortalece a formação docente, permitindo o desenvolvimento de competências como escuta, mediação, inclusão e construção de práticas pedagógicas significativas. É nesse diálogo entre universidade, escola e comunidade que a formação se torna mais humana, crítica e transformadora”, professor Me. Jorge, do curso de Educação Física

“A curricularização da extensão tem sido um marco importante na formação dos nossos acadêmicos. Ver os futuros pedagogos atuando em projetos que dialogam com a realidade das escolas, promovendo trocas, aprendizados e transformações concretas, é motivo de grande orgulho. Acreditamos que é nesse movimento entre universidade e comunidade que a formação ganha sentido, que a teoria encontra a prática, e que a docência se constrói com mais humanidade e compromisso social. Seguimos acreditando que é na parceria, na escuta e na ação coletiva que formamos educadores preparados para os desafios do nosso tempo”, professora Me. Elis Regina Mazzurana, do curso de Pedagogia

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Escrito por:

Imprensa Uniarp

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