A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio do curso de Psicologia, realizou entre os dias 16 a 18 de junho, a segunda Semana da Curricularização da Extensão, evento que reuniu estudantes e professores, para a apresentação projetos extensionistas desenvolvidos nos meses de maio e junho. As atividades foram coordenadas pela professora Sônia de Fátima Gonçalves.
Os projetos de extensão foram desenvolvidos com base nas propostas elaboradas e apresentadas na primeira semana da Curricularização da extensão em abril. Acadêmicos e acadêmicas foram organizados em grupos de trabalho para desenvolverem ações de extensão na comunidade envolvendo escolas públicas da rede estadual de Caçador, Santa Cecilia, Lebon Régis e Timbó Grande e também os CRAS do munícipio de Caçador.
As atividades trabalharam ações voltadas a comunidade com os temas: Nomofobia, Transtornos emocionais, Xenofobia e Vinculo mãe/filho(a).
Foram 17 trabalhos desenvolvidos neste período, aliando o ensino, a pesquisa e a extensão, juntamente com as ODs Saúde, Educação e Diversidade e Inclusão Social.
Durante os dias 16, 17 e 18 de junho, acadêmicos da 1ª, 3ª, 5ª, 7ª e 9ª fases do curso apresentaram os resultados de seus projetos, realizados em parceria com as escolas e CRAS.
Com o desenvolvimento das atividades o curso atingiu os objetivos propostos com a Curricularização da extensão promovendo a aproximação entre universidade e comunidade, fortalecendo os vínculos institucionais, desenvolvendo competências docentes nos acadêmicos, preparando-os para desafios reais, estreitando os laços entre educação básica e ensino superior, promovendo um intercâmbio de saberes e qualificando a formação técnica e profissional dos acadêmicos, agregando experiências práticas ao currículo;
A professora Ana Cláudia Lawless, coordenadora do curso de Psicologia avalia que as atividades extensionistas foram fundamentais, com os estudantes levando para a comunidade um pouco daquilo que a ciência psicológica pode contribuir com a sociedade, fazendo valer as políticas públicas em saúde mental.






