O curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIARP, realiza neste sábado, dia 10 de maio, uma caminhada de sensibilização com foco na escuta ativa da comunidade, com o objetivo de identificar problemas e potencialidades relacionados à acessibilidade, caminhabilidade e inclusão nas ruas de Caçador. A proposta da caminhada é construir, de forma participativa, um diagnóstico coletivo e sensível da cidade.
A caminhada é uma ação extensionista do curso neste semestre e foi organizada na Semana de Curricularização da Extensão. Os pontos de encontro para a caminhada são: em frente ao Edifício Caraguatá e na Praça Nossa Senhora Aparecida, a partir das 9h.
O trajeto passará por locais de uso coletivo, como praças, vias com comércio local e instituições públicas, permitindo a análise de diferentes situações urbanas — como o fluxo de pedestres, condições de acessibilidade, presença de edificações históricas e elementos de referência na paisagem urbana.
As informações levantadas durante a caminhada serão organizadas pelos acadêmicos e poderão subsidiar propostas de intervenção e novas ações extensionistas voltadas à melhoria da qualidade urbana de Caçador.
Preparação
Como preparação para a atividade, os estudantes de Arquitetura e Urbanismo participaram de uma roda de conversa com representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC). Na ocasião, foram debatidas questões relacionadas ao planejamento urbano do município, desafios atuais e possibilidades de intervenção. O encontro contribuiu significativamente para ampliar a compreensão dos estudantes sobre a cidade, fortalecendo o elo entre ensino, pesquisa e extensão.

Divulgação e convite à comunidade
A atividade está sendo divulgada por meio dos canais institucionais da UNIARP e também foi divulgada em entrevista ao vivo na Rádio Caçanjurê, além das redes sociais e também por meio de um folder elaborado pelos próprios acadêmicos.
Essa ação reforça os princípios da integração entre ensino e extensão, ao conectar a formação acadêmica com as demandas reais da sociedade e contribuir para a formação cidadã dos futuros arquitetos e urbanistas.
Toda a comunidade de Caçador está convidada a caminhar junto com os estudantes, compartilhar suas experiências e refletir sobre formas de tornar a cidade mais justa, acessível e inclusiva para todas as pessoas.

