Curso de Estética e Cosmética realiza Workshop sobre a origem do perfume » Uniarp

01.10.21

Curso de Estética e Cosmética realiza Workshop sobre a origem do perfume

O curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da UNIARP realizou dia 17 de setembro um workshop sobre origem do perfume e suas fragrâncias. O evento teve a parceria da empresa O Boticário.

As acadêmicas conheceram a história da perfumaria, através da exposição de Samara,

sentiram o odor de fragrâncias, assim como esclarecem dúvidas e ficaram conhecendo a história da fundação e desenvolvimento da empresa O Boticário. Durante todo o evento foram seguidas as normas de biossegurança, como distanciamento, uso de máscaras e álcool em gel.

Do latim “per fumum”, que significa através da fumaça

A palavra perfume deriva do latim “per fumum”, que significa através da fumaça. O perfume é uma mistura de óleos essenciais e aromáticos, incorporados ao álcool e a água. Vários processos foram utilizados no preparo e diversificação de aromas. Quanto mais se espalhava o costume de usar perfume, mais fragrâncias e técnicas de produção eram criadas.

O uso de perfumes surgiu na Antiguidade a partir da necessidade de aromatizar o corpo humano e objetos liberando odores por maior tempo.  No Egito antigo, os perfumes eram usados como homenagem aos deuses, no processo de mumificação usavam-se essências, por serem muito caras, eram utilizadas no processo de mumificação de faraós e alguns membros da corte (privilegiados).

Com o Renascimento comercial, urbano e cultural o uso dos perfumes difundiu-se assim, a indústria da perfumaria cresceu e se difundiu, atualmente é uma das indústrias que mais cresce no mundo.

O aroma forte do perfume depende da concentração das matérias-primas utilizadas na preparação, assim como sua fixação depende das notas de base que se utiliza. Tais notas de base são classificadas em: Notas de saída (Ex: limão), notas de coração (Ex: flores) e notas de fundo (ex: madeiras).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.