Curso de Jornalismo implanta projeto de extensão com produção de conteúdo em áudio » Uniarp

09.04.24

Curso de Jornalismo implanta projeto de extensão com produção de conteúdo em áudio

O primeiro podcast gravado teve a participação da futura jornalista Zita Tramontina, que entrevistou o professor e dentista, Régis Fabiano Oliveira

No ano letivo de 2024, acadêmicos do curso de Jornalismo da UNIARP estarão envolvidos em um projeto de extensão de podcast, ou seja, a produção de conteúdos em áudio, disponibilizados através de um arquivo ou streaming, que conta com a vantagem de ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar.

A atividade conta com apoio do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), que é mantido pela UNIARP. Além disso, é uma das atividades desenvolvidas nos Projetos Integradores do curso.

A produção de podcast proporciona o contato com a prática profissional, além de ser uma oportunidade para que profissionais e entidades da comunidade possam divulgar suas ações.

O projeto é coordenado pela professora Dra. Juciele Marta Baldissarelli e tem como acadêmica responsável, Celma Aparecida Rodrigues do Amaral. No entanto, todos os acadêmicos irão participar em diferentes edições do podcast.

O primeiro podcast gravado teve a participação da futura jornalista Zita Tramontina, que entrevistou o professor e dentista, Régis Fabiano Oliveira. Nos próximos dias, o curso de jornalismo vai promover um concurso para a escolha do nome do podcast e, posteriormente, disponibilizar as gravações para que possam ser ouvidas.

A iniciativa dos podcasts emerge da necessidade de proporcionar aos estudantes de jornalismo uma experiência prática e inovadora no âmbito da comunicação, explorando o potencial do podcast como meio de disseminação de conhecimento e fortalecimento da identidade institucional. A relevância do projeto reside na atualização constante dos métodos de comunicação dos acadêmicos do curso de jornalismo, sendo o podcast uma ferramenta eficaz para abordar temas acadêmicos e institucionais, promovendo o engajamento da comunidade acadêmica.

O formato de podcast se justifica pela sua acessibilidade, flexibilidade e capacidade de cativar a atenção do público-alvo, adaptando-se às rotinas dinâmicas dos acadêmicos. Além disso, a produção de conteúdo em áudio permite explorar a expressividade e criatividade dos participantes, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades essenciais para os acadêmicos do curso de jornalismo.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.