Entre os dias 01 e 04 de julho, a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), campus União da Vitória, realizou o III Simpósio Internacional sobre o Pensamento Latino-Americano (https://uniaodavitoria.unespar.edu.br/noticias/unespar-promove-iii-simposio-internacional-sobre-o-pensamento-latino-americano-no-campus-de-uniao-da-vitoria).
O PPGEB-UNIARP marcou presença no evento com a participação do egresso professor Me. Marcos Fernando Bolincenha, que integrou a coorganização do simpósio temático “Educação Patrimonial e Ensino de História: Práticas, Reflexões e Perspectivas Metodológicas”.
O evento foi promovido em parceria entre os cursos de História, Filosofia e o Mestrado Profissional em Filosofia (Prof-Filo) da Unespar. O simpósio, como um todo, promoveu debates acerca do pensamento latino-americano em diferentes esferas, com diversas temáticas, tais como “Democracia, Direitos Humanos e o Combate às Violências”; “Educações: Neoliberalismos e Subjetivações”; “Gênero e História das Mulheres: Interseccionalidades e Resistências”, dentre outros.
Um dos pontos mais relevantes foi a comunicação de trabalhos, que pôde ser realizada em um dos seis simpósios temáticos propostos. Nesse contexto, novamente a participação do PPGEB destacou-se com a apresentação parcial da pesquisa “Aprendizagem histórica através dos monumentos: uma pesquisa-ação com estudantes do Novo Ensino Médio em uma escola estadual da região do Contestado”, resultado da dissertação de mestrado do egresso Marcos Bolincenha, orientada pelo professor Dr. Joel Cezar Bonin.
A participação do PPGEB/UNIARP no III Simpósio Internacional sobre o Pensamento Latino-Americano reafirma o compromisso do programa com a produção e socialização do conhecimento crítico voltado às realidades locais e latino-americanas.
A presença ativa de seus egressos e docentes, tanto na organização quanto na apresentação de pesquisas relevantes, evidencia a qualidade da formação ofertada e o engajamento com temáticas fundamentais, como a educação patrimonial e o ensino de história.
Ao reunir diferentes áreas do saber, o Simpósio consolidou-se como um espaço fecundo para o diálogo interdisciplinar e para a valorização das vozes e práticas educacionais comprometidas com a transformação social.








