A UNIARP realizou dia 16 de maio, o encontro Regional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento foi realizado por meio do curso de Psicologia, em parceria com a Prefeitura de Caçador e as Secretarias de Assistência Social e Educação. Foi uma oportunidade de diálogo, reflexão e chamada à ação em defesa dos direitos de todas as crianças e adolescentes, na lembrança do dia 18 de maio: Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente. Acadêmicos de Psicologia e de Medicina participaram do evento.
A abertura teve apresentação cultural realizada em parceria com a J Arts 8 Produções com o tema: “A criança invisível”. A apresentação foi inspirada em poema de autoria da acadêmica Francine de Lima Almeida Lopes, da 9ª fase do curso de Psicologia.
A mesa de autoridades teve a presença do reitor da UNIARP Dr. Neoberto Balestrin, prefeito de Caçador Alencar Mendes, Manoel Paiva, secretário de Educação de Caçador, Taylor Fischer, secretário de Assistência Social de Caçador, Dra. Lívia Francio da Rocha Cobalchini, titular da Vara da Família, Infância, Juventude, Idosos, Órfãos e Sucessões da Comarca de Caçador e da professora Me. Ana Claudia Lawless, coordenadora do curso de Psicologia da UNIARP.
O encontro regional teve mesa redonda com o tema: “O papel da polícia no combate à exploração e à violência sexual contra crianças e adolescentes”, com a participação do Major Célio Vieira de Alvarenga, do comando do 15º Batalhão de Polícia Militar de Caçador e de Alessandro Gonçalves, diretor da Guarda Municipal.
Teve ainda apresentação de Sonia Frigeri, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e apresentação dos dados da violência sexual contra crianças e adolescentes dos Conselhos Tutelares dos Municípios de Caçador, Calmon, Macieira e Rio das Antas.
Na segunda parte do evento, a professora Dra. Hillevy Maribel Haymussi apresentou a pesquisa: “As expressões da violência contra crianças e adolescentes em Caçador”.
A segunda mesa redonda do evento teve a participação das professoras: Ana Claudia Lawless, Lilia Capelin e Vanessa Maceri e, da juíza de Direito da Vara da Família, Infância, Juventude, Idoso, Órfãos e Sucessões da comarca de Caçador, Dra. Lívia Francio da Rocha Cobalchini. A mesa discutiu o tema: “Perspectivas Multidisciplinares no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes”.
Questões preocupantes
Algumas das situações apresentadas durante o Encontro são preocupantes, especialmente, o dado que revela que está aumentando os casos de crianças cada vez mais novas, vítimas de abusos sexuais. “Está acontecendo um achatamento da faixa etária das vítimas. São situações presenciadas pelos conselheiros tutelares e pela rede de apoio”, informou a conselheira tutelar de Caçador, Mariza Fontana. Outro ponto observado na fala da juíza Dra. Lívia Francio da Rocha Cobalchini é que a internet está favorecendo o aumento de casos.











ODS que apoiamos com esta iniciativa:


