Dia 14 de junho, acadêmicos da 9ª fase do curso de Engenharia Mecânica e do curso de Engenharia de Produção da UNIARP participaram de uma visita técnica na empresa ICAVI – Indústria de Caldeiras do Vale do Itajaí S.A, na cidade de Pouso Redondo-SC.
A visita foi organizada pela disciplina de Caldeiras e Vasos de Pressão, ministrada pela professora Letícia Andrighetti.
Na visita, os estudantes tiveram contato direto com equipamentos industriais reais, complementando o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.
Os estudantes observaram as etapas de fabricação de caldeiras industriais, técnicas de soldagem e montagem de vasos de pressão, controle de qualidade, testes de segurança, Normas técnicas e requisitos para certificações. E discutir aplicações reais dos conceitos vistos em sala de aula.
“Foi interessante perceber como todo o projeto de uma caldeira começa a partir da necessidade do cliente. O primeiro contato é feito com o setor comercial, que ouve as demandas e requisitos. Em seguida, essas informações são repassadas à engenharia, que avalia a viabilidade técnica do pedido. Se aprovado, o projeto segue para o setor de detalhamento, onde é desenhado com todos os requisitos específicos antes de seguir para a execução e fabricação. Também aprendemos sobre os tipos de combustíveis utilizados nas caldeiras fabricadas pela empresa. Nos explicaram sobre o uso de cavacos de madeira e outros materiais como casca de arroz, que são exemplos de biomassa bastante utilizados para alimentação das caldeiras. Foi abordado também como diferentes tipos de cavaco influenciam no desempenho e na eficiência da queima”. Relato do acadêmico Gustavo Henrique de Souza Pedroso.








