Entre os dias 08 e 11 de setembro, durante a Semana da Curricularização da Extensão, o curso de Administração da UNIARP lançou o desafio para os estudantes, de elaborar propostas de negócios inovadores para o futuro Mercado Público de Caçador, que será instalado no prédio da antiga rodoviária municipal.
A atividade teve a parceria do Sebrae/SC, da Prefeitura de Caçador – por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação, Empreendedorismo e Turismo –, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (IPPUC), Núcleo de Inovação e Tecnologia (NIT), do Inova Contestado e do Núcleo de Gastronomia da ACIC.
A abertura, realizada na segunda-feira (08), teve palestra do secretário municipal Roberto Marton, que apresentou aos estudantes as intenções da Prefeitura para transformar o espaço em um Mercado Público com foco na gastronomia e na valorização da cultura local.
Na terça-feira (09), o presidente do IPPUC, Alexandre Schermach, e a diretora de Planejamento Urbano, Taise Teodózio, detalharam aos acadêmicos as características físicas do prédio e as possibilidades de adaptação para os futuros negócios.
As atividades foram concluídas na quinta-feira (11) com a apresentação dos pitchs das equipes, que trouxeram soluções criativas e competitivas para o desafio.
A professora Dra. Juciele Baldissarelli, coordenadora das atividades de extensão do curso de Administração, destaque que a semana foi uma oportunidade para aproximar a universidade das demandas locais. “Essa experiência reforça o quanto a universidade pode ser protagonista na construção de soluções para demandas da comunidade. Os estudantes se engajaram, aplicaram o conhecimento de forma prática e apresentaram propostas criativas e viáveis para um espaço que é simbólico para Caçador. A curricularização da extensão fortalece não apenas a formação acadêmica, mas também a cidadania e o compromisso social dos futuros profissionais”, destacou.
Vencedores:
1º lugar: “Mercato Rio do Peixe”, um condomínio gastronômico com gestão compartilhada.
2º lugar: “O Cantinho do Contestado”, dedicado à valorização da culinária cabocla e regional.
3º lugar: Restaurante “Segredo do Chef”, que surpreenderia os clientes com pratos elaborados em segredo, oferecendo uma experiência diferenciada.














