Para garantir que seus funcionários estejam bem informados sobre o e-consignado (uma nova modalidade de crédito consignado para trabalhadores da iniciativa privada) e possam tomar decisões financeiras conscientes, a empresa Tedesco promoveu palestras de orientação em suas unidades de Celulose e Sacaria, em Caçador, e na unidade de Embalagem, em Lages, em parceria com o curso de Ciências Contábeis da Uniarp através do Estúdio de Finanças.
O e-consignado, oficializado recentemente pelo Governo Federal, representa uma significativa mudança no acesso ao crédito consignado para os trabalhadores celetistas. A nova plataforma digital visa modernizar o sistema, ampliar a concorrência entre bancos e oferecer taxas de juros mais acessíveis, permitindo que os funcionários contratem empréstimos de diferentes instituições financeiras de forma mais transparente e sem a necessidade de convênios específicos entre a empresa e o banco.
Consciente do potencial impacto dessa nova modalidade na vida financeira de seus colaboradores, a equipe do RH da Tedesco organizou encontros informativos ministrados pela professora Ma. Emilene Murer coordenadora do Estúdio de Finanças/NAF, do curso de Ciências Contábeis da Uniarp. Durante as palestras, foram abordados temas como o funcionamento do e-consignado, seus benefícios, as diferenças em relação ao modelo tradicional, dicas para uma utilização consciente do crédito e os cuidados necessários para evitar o superendividamento.
“Entendemos que o e-consignado traz novas oportunidades, mas também exige atenção e conhecimento por parte dos nossos colaboradores”, afirma Charles Couto gerente corporativo de RH. “Nosso objetivo com estas palestras é fornecer as ferramentas e informações necessárias para que cada um possa avaliar suas necessidades e tomar decisões financeiras seguras e bem informadas.”
Os funcionários das unidades de Caçador e Lages participaram ativamente das palestras, demonstrando grande interesse em compreender as nuances do e-consignado. Muitos já realizaram o empréstimo e expressaram dúvidas sobre a continuidade do processo. A principal diferença nesta modalidade do e-consignado é que a responsabilidade pelas informações pagamentos é exclusivamente o funcionário.
A preocupação da empresa é com o comprometimento mensal do salário, afirma Elaine Sabedot – líder de RH, já que o e-consignado não tem informações de outros descontos que o funcionário possa vir a ter em sua folha de pagamento como descontos de farmácia, convênios, Unimed e até mesmo o adiantamento salarial.
Espera-se que, com a orientação recebida, os colaboradores da Tedesco estejam mais preparados para utilizar o e-consignado de forma consciente e estratégica, aproveitando as possíveis vantagens da nova modalidade sem comprometer sua saúde financeira. “A ação da empresa serve como exemplo para outras organizações, evidenciando a importância de um olhar atento às mudanças no cenário financeiro e seus impactos sobre os trabalhadores”, reforça a professora Ma. Emilene Murer, responsável pelas ações do Estúdio de Finanças para a comunidade.







Objetivos que apoiamos com esta iniciativa:








