Estudo do FAP investiga o uso de medicamentos na qualidade de vida de idosos » Uniarp

24.10.23

Estudo do FAP investiga o uso de medicamentos na qualidade de vida de idosos

Uma pesquisa viabilizada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) da UNIARP busca realizar o acompanhamento farmacoterapêutico de idosos em instituições de longa permanência em Caçador. O objetivo é avaliar o uso de medicamentos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, buscando a efetividade no tratamento.

A pesquisa é desenvolvida pela bolsista do curso de medicina Tatiani Gatti, sob a orientação da professora Dra. Paula Brustolin Xavier e coorientação da farmacêutica e Dra Eliana Adami.

Os objetivos da pesquisa incluem selecionar pacientes em polifarmácia e realizar o acompanhamento farmacoterapêutico, avaliar os medicamentos administrados aos idosos na Casa Lar de Caçador, analisar as prescrições, verificar interações medicamento-medicamento e medicamento-alimento, bem como, os efeitos colaterais dos fármacos dispensados. Além disso, no desenvolvimento do projeto estão sendo realizadas ações de educação em saúde para orientar os pacientes de forma clara e objetiva. Após o termino das ações educativas será feita uma avaliação para verificar se as mudanças e orientações tiveram um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes.

Para obter as receitas dos pacientes e entender a rotina de medicação na Casa Lar, foram realizadas visitas. A partir dessas receitas, foi elaborado uma planilha para acompanhamento.

Na mesma planilha, foram incluídas três colunas referentes aos sites “drugs.com”, “epócrates” e “medscape”, que permitem verificar interações medicamentosas de vários medicamentos ao mesmo tempo. Isso possibilitou uma correspondência com os itens contidos nas receitas, exceto por alguns medicamentos não listados nos sites, pois são estrangeiros. Para esses casos, uma verificação pelas bulas individuais, juntamente com a conferência das posologias e orientações de consumo.

Assim, a professora Paula explica que a acadêmica aprendeu a avaliar prescrições e interações medicamentosas nos sites “drugs.com”, “epócrates” e “medscape”, os quais permitem verificar interações medicamentosas de vários medicamentos simultaneamente. Isso possibilitou uma correspondência com os itens contidos nas receitas, exceto por alguns não incluídos nos sites, devido à sua origem estrangeira. Além disso, ela aprendeu a verificar as bulas individuais, juntamente com a conferência das posologias e orientações de consumo, bem como a importância do cuidado farmacêutico na atenção primaria em saúde, uma necessidade social e inadiável no contexto do Sistema Único de Saúde.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.