Evento “Ervas e Conversas” destaca a herança cultural dos benzimentos e a importância das plantas medicinas para a ciência » Uniarp

31.07.24

Evento “Ervas e Conversas” destaca a herança cultural dos benzimentos e a importância das plantas medicinas para a ciência

Dia 31 de julho, a UNIARP recebeu benzedoras e benzedores de Caçador e região, além de integrantes da Pastoral da Saúde e alunas da Universidade Aberta da Maior Idade (UAMI) para o evento “Ervas e Conversas”. Foi um momento de troca, com diálogos motivados pela compreensão e divulgação da rica herança cultural das benzedeiras e benzedores, fortalecendo os laços com a ciência.

O evento faz parte do projeto: “Resgate e Preservação da Cultura das benzedeiras e benzedores de Caçador e região”, do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), gerido pela Coordenadoria de Extensão e fomentado por recursos próprios da UNIARP.

O projeto está sendo desenvolvido pela acadêmica Rafaela Salvalagio, do curso de Psicologia, com orientação da professora Marisol Zamboni.

A abertura teve a presença do reitor da UNIARP, Dr. Neoberto Geraldo Balestrin, vice-reitor Acadêmico, professor Dr. Joel Haroldo Baade, da professora Rosana D´Agostini, coordenadora de Extensão, Cultura e Relações Comunitárias da UNIARP e da professora Marisol Zamboni.

O evento “Ervas e Conversas” teve palestra do professor Walter Antônio Roman Júnior da UnoChapecó, Pós-doutor em Ciências Farmacêuticas, que desenvolve trabalhos sobre plantas medicinais e manipulados fitoterápicos. Ele falou sobre as plantas medicinais utilizadas nas práticas populares de cura: histórico, limitações e potencialidades. Na sua fala, ele destacou a importância do resgate e permanência do trabalho desenvolvido pelas benzedoras e benzedores.

Outra palestra foi ministrada pela professora Dra. Leyza Paloschi de Oliveira, da UNIARP. Ela falou sobre a bioenérgica das plantas: práticas integrativas e complementares da saúde. A mediação dos trabalhos foi realizada pelo professor Dr. Lincon Bordignon Somensi.

O evento teve ainda um momento cultural e de reflexão com as benzedeiras: Trindade da Silva Rambo, Maria da Luz Oliveira e Maurina da Silva.

Ao final, Mariane Salamoni compartilhou seu conhecimento sobre plantas e ervas medicinas utilizadas no preparo de chás.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.