Evento sobre acessibilidade reúne engenheiros e arquitetos » Uniarp

02.08.23

Evento sobre acessibilidade reúne engenheiros e arquitetos

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (Adeac) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC), com o apoio da Prefeitura de Caçador, IPPUC, Uniarp e Acic, realizaram nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Acic, o evento Acessibilidade: Atuação da engenharia juntamente com a sociedade. Um novo olhar sobre as edificações e seus usuários.

Com a participação de palestras renomados e público que lotou o auditório, com participantes das áreas de engenharia, arquitetura e comunidade em geral.

“O evento é fundamental para a conscientização do profissional da engenharia e arquitetura, da necessidade de inclusão das pessoas com deficiências. Para isso é preciso que um profissional com conhecimento técnico promova as adequações. Não basta trabalhar pelo atendimento de necessidades arquitetônicas, mas também pela efetiva inclusão das pessoas”, disse o palestrante Daniel Faganelo.

Faganelo também ressaltou o atendimento às necessidades dos idosos, para que eles tenham acessos aos espaços públicos. “Um dos objetivos da palestra foi sensibilizar os profissionais de engenharia e arquitetura e também torná-la empática, às situações que as pessoas com deficiência passam no dia a dia”, enfatizou a arquiteta e urbanista Aline Savi, que é cadeirante, reforçando que os avanços foram muitos nos últimos 10 anos, mas que ainda há muito o que melhorar.

“O evento superou as expectativas. Creio que à partir de agora, teremos um novo olhar da parte técnica e de sensibilização das pessoas que utilizam nossas vias e edificações. Essa é uma missão da Adeac, de aproximar a sociedade de forma geral”, disse Eliakin Bueno, presidente da Adeac.

Os palestrantes

Rafael Calistro Borba, engenheiro civil, que abordou o tema: a importância da Acessibilidade; Estudo de caso: Adequação de acessibilidade em unidades básicas de saúde de Balneário Camboriú/SC. Promovendo a Acessibilidade: Desconstruindo barreira e construindo inclusão.

Daniel Faganelo, engenheiro civil, falou sobre: Engenharia como instrumento de inclusão social; Projetos de Edificações Acessíveis: Importância da capacitação; Acessibilidade: Conceitos fundamentais para garantir acessibilidade em edificações.

Aline Savi, arquiteta e urbanista, fez apresentação de dados sobre pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Apresentação de legislação e normas sobre adequação de espaços. Apresentação das principais barreiras à inclusão. Fechamento da palestra com TOP 5 de principais erros de projetos no âmbito de Arquitetura e Urbanismo.

Fotos: Mariana Paleari

Texto: Caçador.net

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.