FAP desenvolve pesquisa e protótipo para pessoas que não conseguem se comunicar » Uniarp

01.09.21

FAP desenvolve pesquisa e protótipo para pessoas que não conseguem se comunicar

Com o objetivo de auxiliar pessoas incapacitadas de se comunicarem, três estudantes de medicina se uniram em prol de uma ideia. Durante um ano, os alunos realizaram uma pesquisa para entender como funcionam dispositivos já existentes no mercado, porém a ideia dos jovens pesquisadores é a de executar um protótipo de baixo custo e acessível especialmente a famílias carentes.

A família do estudante Tiago Fernandes da Silva, passou momentos delicados quando o pai sofreu um acidente vascular cerebral, problema conhecido como AVC. Foi naquela oportunidade, que o acadêmico de medicina teve a ideia de desenvolver um dispositivo de comunicação para pessoas acamadas e que perderam a capacidade de falar

O caminho do Tiago se cruzou com o de mais dois acadêmicos de medicina da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), a Joyce Kelly Busolin Jardim e o Thomas Adamy Onofre. Para tirar a ideia do papel, os estudantes contaram com o apoio do professor Juliano Mazzotti, que foi o responsável por inscrever o projeto de iniciação científica ao Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP).

O aluno Tiago é formado em técnico em eletrônica e a formação foi essencial para o desenvolvimento do dispositivo. Ele estima que o custo de cada equipamento ficará em torno de R$300. Para conseguir se comunicar, basta a pessoa ter pequenos movimentos, em qualquer membro do corpo.

O próximo passo do projeto será fornecer protótipos para serem testados por pessoas que estão impossibilitadas de se comunicarem. Desta forma, a aluna Joyce Kelly Busolin Jardim solicita que são necessários voluntários. Após isso, o dispositivo passará por novas adequações e depois a intenção é colocar à disposição da comunidade que necessita desse tipo de aparelho para poder se comunicar.

A ação dos alunos de medicina motiva o empreendedorismo como proposta de solução de um problema social, e trata-se de uma proposta de inovação no território nacional. Interessados em colaborar com a pesquisa, podem entrar em contato com o Fundo de Apoio à Pesquisa da UNIARP (fap@uniarp.edu.br).

Saiba mais sobre o projeto: https://www.youtube.com/watch?v=gDavONSxL04

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Catálogo de Moradias

Encontre um lugar aconchegante e dentro do seu orçamento para morar!

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Cartilha Conviva com a Diferença

Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

Consulte aqui o cadastro da Instituição no Sistema e-MEC

Em Breve! Aguarde.