A professora Dra. Hillevi Maribel Haymussi e o acadêmico bolsista, Anderson Luiz Ribeiro de Souza, do curso de Serviço Social da UNIARP, por meio do Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP/UNIARP), concluíram pesquisa sobre as expressões da violência nas escolas municipais e estaduais de Caçador em 2024, com dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional de Educação, CRE/Caçador.
Das 18 escolas da rede municipal foram escolhidas por amostragem intencional, cinco escolas. Das 11 escolas da rede estadual foram escolhidas por amostragem intencional sete escolas.
A partir desta pesquisa, verificou-se que a violência nas escolas municipais e estaduais, na cidade de Caçador, se evidencia de forma contundente. No período pesquisado, totalizaram-se 158 ocorrências de violências, praticadas por alunos e professores.
Alguns tipos de violências são constantes em todas as escolas, como agressão verbal a professores e funcionários, depredação de áreas da escola, furtos, violência sexual, alunos portando armas.
Também chamou a atenção dos pesquisadores, a questão das drogas, com tráfico de drogas e ação de gangues no ambiente escolar.
“É na escola que passamos uma grande parte de nossas vidas aprendendo os elementos fundamentais para nos prepararmos para a experiência do trabalho e da relação social. A escola é o mais importante espaço de construção do entendimento de si e do mundo. É nela a grande possibilidade de nos formarmos como pessoas e construirmos valores humanos”, comenta a professora Dra. Hillevi.
