O uso de plantas no tratamento e cura de doenças é tão antigo quanto a espécie humana, representando muitas vezes o único recurso terapêutico de muitas comunidades. O projeto Farmácia Verde da UNIARP teve início em 2011, com o objetivo de resgatar o uso de plantas medicinais pela população e associar o conhecimento etnobotânico ao estudo cientifico. O projeto é uma parceria da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), por meio dos cursos de Farmácia e Agronomia, juntamente com a Prefeitura de Caçador, com uso do Horto Municipal.
No horto são cultivadas aproximadamente 20 espécies de plantas medicinais como melissa (Melissa officinallis), calêndula (Calendula officinallis), espinheira santa (Maytenus ilicifolia), entre outras.
Após a coleta das plantas pela equipe do horto, os acadêmicos envolvidos no projeto Farmácia Verde realizam o manejo apropriado para que as amostras de plantas medicinais, sejam distribuídas gratuitamente à comunidade em forma de chás e temperos em feiras, eventos e dentro da universidade.
A acadêmica do curso de Farmácia, Amanda Metzger Garcia realiza desde 2020, ações de divulgação e conscientização das ações desenvolvidas pela Farmácia Verde. A atividade é executada dentro do PAEC e mensalmente é executado um cronograma de atividades. Entre as ações planejadas para 2022, estão explanações para os calouros sobre o Projeto.
Amanda comenta que o projeto é de grande importância para a Universidade e a comunidade. “O objetivo é difundir informações sobre o uso das plantas medicinais de maneira correta e não deixar cair em desuso os conhecimentos populares. Nota-se um grande interesse da comunidade por meio de questionamentos e através da grande procura pelos chás e temperos distribuídos”, relata.
Saiba mais
Em 2006, no Brasil, foi implantada, pelo Ministério da Saúde, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPICS). Dentre os 29 procedimentos terapêuticos alternativos oferecidos pelo SUS, no âmbito da Atenção Primária à Saúde, estão a fitoterapia, um dos mais utilizados pela população.
A fitoterapia consiste no estudo das plantas medicinais e suas propriedades terapêuticas e do uso popular na prevenção, tratamento e profilaxia de doenças. Além disso, a fitoterapia busca unir os conhecimentos populares e antigos com as evidências científicas.