IFMSA Brasil: Acadêmicos da UNIARP realizam ação que visa melhorar a relação entre crianças e os médicos » Uniarp

10.05.24

IFMSA Brasil: Acadêmicos da UNIARP realizam ação que visa melhorar a relação entre crianças e os médicos

Acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, integrantes do comitê local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA), aplicaram dia 09 de maio, uma ação do “Hospital do ursinho”, com alunos 2º ano do ensino fundamental da escola Esperança, do bairro Martello.

Trata-se de um projeto que visa melhorar a relação entre a criança e o médico, amenizando os malefícios da imagem punitiva associada a medicina. Em 2003, foi criado o projeto Teddy Bear Hospital (TBH) na Espanha pela IFMSA. É uma técnica de ludoterapia para crianças de 3-8 anos que mostra efeitos positivos na redução do medo e da ansiedade em casos de internação hospitalar.

Por meio da “ursoterapia”, o programa proporciona o contato das crianças com a realidade do trabalho dos profissionais da saúde e, a partir disso, por assimilação com o real, as crianças ressignificam a imagem do médico, reduzindo o medo e promovendo um melhor atendimento. Além disso, o TBH proporciona a humanização dos estudantes de medicina, já que eles possuem um contato direto com as crianças, aprimorando o ensinamento médico.

No total, 20 acadêmicos de Medicina, membros da IFMSA estavam presentes na ação: Aisha Zanella, Aliene Nardini, Aline Zablonsky, Ana Lourini , Bianca Guimarães, Bianca Vechani, Brenda ludwing, Gradziella Nardini, Isabela Lisboa, Jéssica Guzzo, Joanna Rocha, Julia Lara, Larissa Dias Oliveira, Maria Eduarda Gonçalves, Marielly Leticia dos Santos, Matheus Zanella, Mirielly dezen, Naiana Marques, Nicole Cadore, Roberta Ferron.

Saiba mais

A IFMSA Brasil é uma federação internacional das associações de estudantes de medicina do Brasil, e a maior organização estudantil do planeta. Atualmente está presente em mais de 220 escolas médicas, atuando em diversos eixos incluindo humanização, ciência, produção cientifica, promoção de saúde, educação medica, intercambio e vários outras atuações.

Na UNIARP existe o comitê local que representa a IFMSA Brasil, sendo o comitê não pleno, ou seja, não pode atuar nos intercâmbios. Por meio de projetos e busca por preceptores o comitê local está buscando ser pleno, com a possibilidade de ter intercâmbios tanto nacionais quanto internacionais.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.