Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho é tema de evento em Caçador » Uniarp

26.09.23

Inclusão de pessoas com deficiência no mundo do trabalho é tema de evento em Caçador

Cerca de 150 pessoas participaram, dia 26 de setembro, do evento: Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, no auditório da reitoria da UNIARP. O evento foi uma promoção da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), por meio da Responsabilidade Social e contou com a parceria da UNIARP e ACIC.

Na abertura, Daniel Tenconi, gerente executivo SESI, SENAI e IEL destacou que a inclusão é um dos pilares da gestão estratégica da FIESC. “Nosso objetivo é conectar pessoas com deficiência, empresas e instituições para criar oportunidades e desenvolvimento, melhorando a vida das pessoas”, declarou Tenconi. Na sequência, Sandro Volpato, gerente de responsabilidade Social da FIESC apresentou as ações inclusivas da FIESC.

No primeiro painel do evento, Sheila Kurtz, líder do Programa Inclusão da FIESC apresentou o Portal de Inclusão FIESC, que reúne oportunidades de trabalho, cursos e outros serviços para auxiliar na inclusão de pessoas com deficiência nas empresas, como um banco de candidatos. (https://inclusao.sesisc.org.br/)

Em seguida houve diálogo com a CEO do Grupo Talento Incluir, Carolina Ignarra, sobre os desafios da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. Carolina é uma das principais profissionais do país quando o assunto é diversidade, inclusão e pessoas com deficiência. Ela compartilhou sua experiência desde que perdeu os movimentos das pernas, aos 22 anos, após sofrer uma lesão medular irreversível provocada por um acidente de moto.

Depois do episódio que marcaria sua vida de forma definitiva, Carolina afirma que chegou a se sentir inválida, até que recebeu o convite para retornar ao trabalho. Formada em Educação Física, ela trabalhava ministrando aulas de ginástica laboral em grandes empresas. “Foi quando percebi que a deficiência era só mais uma característica na minha vida e que eu poderia continuar sonhando. O trabalho me ajudou a ter essa percepção”, afirma.

O segundo painel teve como tema: “Perspectivas para o futuro: vida profissional, incentivos e experiências exitosas”, com Guilherme Uriel Godoi, acadêmico do curso de Jornalismo da UNIARP.

De maneira descontraída, Guilherme falou da sua vida, dos desafios e da alegria em estar na Universidade, participando ativamente da vida acadêmica no curso de jornalismo e também de ações e eventos de outros cursos. Ele pretende fazer mais uma graduação e seguir estudando. Guilherme também declarou seu amor pelo jornalismo, destacando as oportunidades no exercício da profissão e que pretende seguir na carreira.

Ao final, Daniel Tenconi falou sobre o Comitê de Inclusão da regional Centro-Norte da FIESC, que hoje conta com 40 colaboradores que ajudam a replicar iniciativas e ações de inclusão. O Comitê realiza reuniões mensais e durante estes encontros, são realizadas capacitações. Em 2023 foram realizadas palestras abordando temas de diversidade e racismo, workshops em parceria com a APAE e APAS de Caçador, além de apresentação do Programa SESI SENAI de Ações Inclusivas (PSAI).

Um dos participantes do evento foi Jucemar Roberval Cardoso Junior, 39 anos, que trabalha no setor de beneficiamento da empresa Sincol há 14 anos. Jucemar tem deficiência intelectual, mas isso não impediu de seguir sua vida e hoje, com emprego na indústria, afirma estar mais preparado para novas conquistas. “Quero tirar a minha carteira de habilitação e ter mais independência. Tive a oportunidade na empresa e sou muito grato. Tenho a minha responsabilidade e quero sonhar mais alto”, comenta.

O evento também teve a participação da psicopedagoga Cleide Alves, coordenadora do Programa de Atenção à Pessoa com Deficiência (PAD) da UNIARP. Ela apresentou as ações realizadas para garantir o acesso e a permanência de pessoas com deficiência na Universidade.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.