IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre desenvolvimento e sociedade » Uniarp

27.05.24

IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre desenvolvimento e sociedade

A UNIARP realizou de 20 a 24 de maio, o IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre o desenvolvimento e sociedade: O Imperativo da Sustentabilidade, com o apoio da FAPESC. O evento teve sete palestrantes, sendo cinco internacionais: de Portugal, Canadá e Inglaterra.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Dr.ᵃ Márcia Bento Moreira com o tema: “O que é e como fazer interdisciplinaridade? Caminhos para a pesquisa na pós-graduação”.

Dia 23 de maio, o evento teve palestra do Dr. Mario Monte com o tema: “Dano ativista, liberdade e responsabilidade”. E palestra ministrada pela Dr.ᵃ. Flavia Noversa Loureiro com o tema: “A sustentabilidade ambiental aos ODS e o papel do direto penal”.

Dia 24 de maio, Dr. Jairo Dias Carvalho ministrou palestra com o tema: “Indústria, sustentabilidade e energia, um enfoque da filosofia”. Também a Dr.ᵃ Suelen Cars, ministrou palestra com o tema: “Integração regional e sustentabilidade”.

O evento é coordenado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade, com apoio dos cursos de graduação: Direito de Caçador e Fraiburgo, Administração de Caçador e Fraiburgo, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia Civil, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Pedagogia.

Foram mais de 500 inscrições para as palestras, entre estudantes do mestrado e doutorado e também acadêmicos dos cursos de graduação presenciais e EAD da UNIARP. Foram 68 trabalhos inscritos de discentes de diversos estados do Brasil e ainda do Peru e de Portugal.

Simpósio Internacional de Inovação na Medicina

De 20 a 23 de maio, foi realizado o I Simpósio Internacional de Inovação na Medicina, evento que integrou a programação do IV Seminário Internacional Interdisciplinar sobre desenvolvimento e sociedade. O simpósio teve palestra com o professor Dr. Felipe Moretti, sobre: “Inovação na medicina fetal” e roda de conversa sobre a carreira médica, com estudantes do internato da medicina da UNIARP.  E ainda, o professor Dr. Antonio Salgado, participou de uma roda de conversa com acadêmicos de Medicina e ministrou palestra com o tema: “Abordagens inovadoras usando secretoma de células-tronco humanas criopreservadas para medicina regenerativa do sistema nervoso central”.

Agradecimentos

O professor Dr. Levi Hülse, coordenador do evento e coordenador do Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade agradece todos os professores e coordenadores envolvidos e ainda a Fapesc, pelo apoio. Também agradeceu todos os palestrantes, pelo conhecimento compartilhado. Segundo ele, o evento alcançou seu objetivo e foi um grande sucesso. “O evento vem a somar na interação do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento e Sociedade com a comunidade. Apresentando as pesquisas dos estudantes, além de oportunizar a discentes de outros programas, dialogar com nosso curso sobre a Sustentabilidade”.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.