José Luiz Petri recebe título de doutor honoris causa em Lages » Uniarp

30.08.23

José Luiz Petri recebe título de doutor honoris causa em Lages

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fez a entrega do título de doutor honoris causa ao engenheiro agrônomo José Luiz Petri durante sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta terça-feira (29) no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), em Lages. A solenidade teve a presença das professoras Caroline de Fátima Esperança e Flávia Werner, representando a UNIARP. José Luiz Petri é professor da UNIARP desde 1998.
Foi uma homenagem em vida a uma personalidade da fruticultura brasileira que, ao longo da sua história, quis repartir seu conhecimento, trazendo valiosos resultados à sociedade brasileira com seu empenho, trabalho, dedicação, seriedade, ultrapassando barreiras regionais e socializando suas pesquisas nos mais diversos meios, acadêmico, produtivo, comercial, nas mais diversas culturas frutíferas. Conforme os proponentes, as pesquisas de Petri se concentraram em macieiras, mas contribuíram com várias outras espécies, como pereira, pessegueiro e ameixeira, dentre outras.

A outorga foi realizada pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, junto do diretor-geral da Udesc Lages, André Thaler Neto, e do professor do Departamento de Agronomia, Léo Rufato. “Este é o título mais importante da academia, concedido por uma universidade de referência nacional e internacional”, afirmou o reitor.

Foto: Divulgação UNIARP

Relevância Científica

Petri está entre os nomes mais importantes da fruticultura brasileira, por ter contribuído com o desenvolvimento da cultura da macieira no País. Além das macieiras, os estudos do pesquisador contribuíram com várias outras espécies, como pereira, pessegueiro e ameixeira.

Dentre muitas atividades para o desenvolvimento de tecnologias e cultivares, destacou-se especialmente pela maçã Fuji Suprema, que é a cultivar da Fuji mais plantada em todo o Brasil. 

O pedido de concessão do título a Petri teve apoio de diversas entidades, como a Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã (Agapomi), a Associação dos Produtores de Maçã e Pera de Santa Catarina (Amap), a Associação Brasileira de Produtores de Maça (ABPM) e a Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF).

Sobre o pesquisador

Natural de Santa Maria (RS), graduado em Agronomia e mestre em Fruticultura de Clima Temperado, Petri iniciou a pesquisar com fruticultura em 1971, quando passou a atuar com maior frequência na região de Fraiburgo, com a cultura da maçã e outras espécies.

Em 51 anos de trabalho no setor, atuou na antiga Associação de Crédito e Assistência Rural do Estado de Santa Catarina (Acaresc), depois Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), atual Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), onde foi pesquisador em Fruticultura de Clima Temperado até 2021. Também atuou pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Informações e fotos: Assessoria de Comunicação da Udesc Lages

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.