A Liga Acadêmica de Mastologia da UNIARP (LAMASTO) participou de diversas ações e eventos vinculados ao Outubro Rosa este ano, com participação das acadêmicas de Medicina: Ana Clara Simon, Débora Bini, Fabiola Giacomelli, Fernanda Bueno, Isadora Bordignon, Laíse Olinquevicz, Lara Bordignon, Lara Cardoso, Larissa Sela, Maria Luiza e Neila Ribeiro.
As acadêmicas do curso de Medicina da UNIARP foram convidadas pela empresa Maxiplast a fazer conversas orientativas com todas as colaboradoras. Cerca de 200 mulheres participaram nos dias 19 e 20 de outubro.
As acadêmicas demonstraram como realizar o autoexame das mamas, sempre frisando que ele não substitui o exame de um especialista. Também explicaram a importância do exame preventivo, o Papanicolau. Ainda na noite do dia 20, a LAMASTO participou, juntamente com a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador, de um evento organizado pela Empresa Patria – Swot – Patrimonial e Elite.
A equipe de organização contou com: Yuri Rocha, Marlei Zapalai, Vera Drager, Cristiane Mineiro, Sandy Araldi e Susana Scolaro. O evento teve apoio do Sicredi, Ampe, Rede Feminina e da LAMASTO da UNIARP e com palestra do Dr. Oscar Manrique. Na ocasião foram feitas conversas instrutivas sobre a prevenção do câncer de mama, além de aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia para os presentes.
No sábado dia 22 de outubro, a LAMASTO também esteve presente no Dia D do Outubro Rosa, com a Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGO), no Centro de Saúde da Mulher, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Saiba mais
O Outubro Rosa é um evento que iniciou nos EUA, na década de 90 e hoje é um evento internacional que visa a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.
O câncer de mama é o mais frequente na população mundial, entre homens e mulheres, e ultrapassou o câncer de pulmão. De acordo com o Globocan e a OMS, o CA de mama teve mais de 2 milhões de novos casos em 2020! E no Brasil é o segundo mais frequente entre as mulheres!
Por isso, o mês de outubro continua sendo um marco no calendário da saúde da mulher, buscando prevenção e demonstrando a importância dos exames de diagnóstico precoce do câncer de mama e também do câncer de colo do útero.