Dia 14 de maio, a Liga Acadêmica de Oncologia (LAOn) da UNIARP organizou um evento em comemoração ao Dia das Mães, com a parceria da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Caçador (RFCC). O evento teve a participação dos ligantes e das orientadoras Dra. Ariana Centa e Dra. Claudriana Locatelli.
O encontro contou com decoração temática, leitura de um texto sobre o Dia das Mães e diversas atividades dinâmicas que integraram estudantes e membros da RFCC. As atividades desenvolvidas incluíram: falar sobre alguém que remete a palavras fortes, como “coragem”, “saudade” e “amor”; uma competição sobre músicas, que envolveu desvendar o título da canção, o cantor, a novela ou o filme relacionado; e, por fim, um bingo especial e criativo, com premiações.
O texto e as atividades foram organizados pelos ligantes, em parceria com as orientadoras da LAOn. Por fim, um lanche, trazido tanto pela liga quanto pela rede, foi servido a todos os presentes.
Para a estudante Maria Eduarda, foi uma das tardes mais divertidas que ela já teve. “Gostei muito de todas as integrantes da Rede Feminina. Todas as histórias delas me tocaram de uma maneira diferente, até me emocionei em um momento. A parte das músicas, para mim, foi a melhor: todas estavam bem dispostas a ganhar e superanimadas em todos os momentos. De verdade, espero que tenhamos outros eventos assim, porque me senti muito mais leve no final”, comenta.
O estudante Gustavo Crestani diz que a experiência muito especial. “Estar com aquelas mulheres, ouvir suas histórias e sentir a força que elas carregam foi algo marcante. Mesmo em meio a tantos desafios, elas transmitiam alegria, coragem e acolhimento. Foi um momento de troca, carinho e aprendizado. Saí de lá com o coração cheio e a certeza de que fazer parte disso fez diferença para todos nós da Liga de Oncologia, entendendo, através de histórias de superação, o verdadeiro sentido do cuidado, da empatia e da presença humana na prática da medicina”, afirma.
Experiências como a do encontro com a RFCC fortalecem a formação humanizada dos futuros ligantes e mostram o quanto essas trocas são enriquecedoras para todos os envolvidos.
A UNIARP e a LAOn agradecem a participação e o empenho dos ligantes, bem como a presença e as histórias partilhadas por todas as integrantes da Rede Feminina.






