Mestranda da UNIARP desenvolve pesquisa com formação docente em Rio do Oeste » Uniarp

16.12.22

Mestranda da UNIARP desenvolve pesquisa com formação docente em Rio do Oeste

O Mestrado Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) tem como um de seus propósitos contribuir para a formação de docentes da Educação Básica. Por isso, tem priorizado a pesquisa com intervenção, estimulando que os mestrandos criem e desenvolvam propostas formativas compatíveis com demandas dos próprios docentes participantes das pesquisas.

Com esse compromisso, a mestranda Stephanie Cristina Böhme Suchara está realizando uma pesquisa em Rio do Oeste-SC. A proposta formativa tem como base o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas, uma iniciativa já pesquisada por outras mestrandas do PPGEB/UNIARP, mas que foi adaptada para atender necessidades locais.

Para tanto, Stephanie aplicou um questionário com o propósito de conhecer as reais necessidades dos docentes. Ao reorganizar a proposta formativa com base nas necessidades detectadas, procurou que o novo formato colaborasse para o desenvolvimento das seguintes competências transcomplexas: a resiliência, a criatividade, autopoiese (um sistema organizado autossuficiente), a empatia, o pensamento complexo, a capacidade para religar currículo e realidade, a comunicação ativa e o domínio no uso de tecnologias digitais.

Ao mesmo tempo que a proposta se comprometeu com o estímulo ao desenvolvimento das referidas competências, a metodologia utilizada pela mestranda no decorrer dos encontros formativos contribuiu para que os docentes participantes elaborassem, colaborativamente, um Projeto Criativo Ecoformador e o aplicassem na Escola de Ensino Fundamental Vereador Alfredo Scottini da Rede Municipal de Ensino de Rio do Oeste. Dessa forma, viabilizou uma formação que favoreceu mudanças na prática pedagógica dos docentes participantes.

Neste momento, os resultados desse processo estão sendo avaliados pela mestranda.  É a partir deles que ela elaborará o produto educacional composto pela proposta formativa e pelo projeto elaborado colaborativamente pelos participantes da formação.

Vinculada ao PPGEB/UNIARP, a pesquisa da mestranda Stephanie é orientada pela professora Marlene Zwierewicz e conta com apoio do Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina – UNIEDU/FUMDES (Chamada Pública nº 471/SED/2021). Também conta com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.