O Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto, do município de Curitibanos, vem promovendo experiências inovadoras que integram educação, meio ambiente e cidadania. São projetos elaborados no decorrer da Disciplina de Didática e Metodologia de Ensino na Educação Básica do Mestrado Profissional em Educação Básica da UNIARP e que estão sendo aplicados por mestrandas, em colaboração com outros gestores e docentes da Educação Básica, em escolas da Rede Municipal de Ensino de Curitibanos.
Os projetos são:
“PROPORCIONALIDADE NO TRÂNSITO: APRENDER PARA TRANSFORMAR”. Mestrandas: Ana Julia Moraes Kern, Cleusa Maria Pomiecinsk, Lucimara R. de Souza Piola, Patrícia de Moraes M. Ferreira e Patrícia Maciel Bastos.
“RAÍZES QUE VIRAM FUTURO: DO CAMPO À CIDADE INTEGRANDO ESTUDANTES E AS TECNOLOGIAS EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE CURITIBANOS”. Mestrandas: Camila Marx Nora de Souza, Christiane Pereira do Amaral Tomasi, Gisele Marisa Araujo, Lucimara Rodrigues de Souza Piola e Vanessa Furtado de Oliveira Zanini.
Entre as ações em destaque está o Túnel Sensorial, um espaço enriquecido com elementos da natureza que permite aos alunos vivenciarem sons, aromas, texturas e cores, despertando a consciência ecológica e fortalecendo a conexão com o meio ambiente.
A atividade faz parte do Projeto Criativo Ecoformador (PCE), desenvolvido pelas mestrandas da Uniarp em parceria com a comunidade escolar e com apoio da Prefeitura de Curitibanos. O PCE propõe uma metodologia pedagógica baseada na autoformação, heteroformação e ecoformação, estimulando projetos que unificam conhecimento e valores éticos.
De acordo com a equipe escolar, o túnel tem despertado a curiosidade dos alunos, que passam a questionar sobre animais, plantas e elementos naturais expostos. “O objetivo é provocar perguntas, incentivar pesquisas e estimular o compartilhamento de novos conhecimentos. Cada dia o túnel traz algo diferente, o que mantém os estudantes motivados e atentos”, destacam.
Além do túnel, o projeto prevê visitas à UFSC, à estação meteorológica e a propriedades rurais, proporcionando aos alunos contato com diferentes realidades, desde o carro de boi até tecnologias agrícolas avançadas.
O projeto “Proporcionalidade no Trânsito: Aprender para Transformar”, envolve turmas do 7º ano. A iniciativa conecta conteúdos de Matemática, Ciências, Geografia, Língua Portuguesa, Artes e Tecnologia para refletir sobre a segurança no trânsito. Os alunos produzem cálculos, campanhas educativas, cartazes e soluções criativas, sempre com foco na conscientização: reduzir a velocidade perto das escolas, respeitar a faixa de pedestres e evitar o uso do celular ao volante.
Com informações: Jornal A Semana.










