Missão científica na Europa fortalece parcerias internacionais e gera resultados inéditos para pesquisa da UNIARP » Uniarp

18.02.26

Missão científica na Europa fortalece parcerias internacionais e gera resultados inéditos para pesquisa da UNIARP

Entre os dias 21 de janeiro e 06 de fevereiro de 2026, a professora e pesquisadora Dra. Claudriana Locatelli, da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), realizou uma missão científica na Europa, com passagem por Portugal e Espanha. A iniciativa contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), por meio de projeto aprovado no Edital Universal, que investiga biomarcadores moleculares associados à Síndrome Metabólica e à Doença Hepática Gordurosa Associada à Disfunção Metabólica (MASLD).

            O objetivo central da missão foi fortalecer a internacionalização da pesquisa, aprimorar metodologias experimentais e ampliar redes de cooperação com instituições de referência mundial. Ao longo do roteiro, foram realizadas reuniões técnico-científicas e institucionais em centros de excelência, como a Universidade de Lisboa, Universidade Autónoma de Lisboa, Universidade do Minho, Instituto Politécnico do Porto (IPP), Universidade de Vigo (Campus Ourense) e Instituto del Cáncer de la Universidad de Salamanca (IC-USAL), entre outras instituições parceiras portuguesas.

            Nas universidades UMinho, IPP, UVigo e USAL, a missão também contou com a participação dos professores e pesquisadores Ariana Centa e Gustavo Colombo Dal Pont, da área da Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP. A presença dos docentes reforçou o caráter interdisciplinar das ações e permitiu a continuidade da missão em território espanhol até 15 de fevereiro de 2026, com novas agendas de pesquisa, cooperação acadêmica e articulação institucional.

            Um dos resultados mais expressivos foi alcançado ainda durante o mês de janeiro: a submissão e publicação de artigo científico internacional no periódico Biomedicines (MDPI), derivado diretamente das análises bioinformáticas conduzidas pelo projeto.

            A missão também possibilitou a imersão em metodologias inovadoras, como co-cultivo celular, impressão 3D de organoides, otimização de análises de biologia molecular e estratégias avançadas para recrutamento de participantes em estudos clínicos e translacionais.

            Além dos avanços científicos, o intercâmbio resultou no fortalecimento e formalização de parcerias institucionais, incluindo aceite para novos convênios internacionais, intercâmbio de docentes e discentes, além da participação de pesquisadores estrangeiros em eventos científicos da UNIARP previstos para 2026.

            A reitora da UNIARP, Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, destaca que a missão representa um marco na consolidação da atuação científica da universidade no cenário internacional. “A presença de nossos pesquisadores em centros de excelência na Europa reafirma o compromisso da UNIARP com a produção de conhecimento de alto impacto. Essa missão não apenas amplia nossas parcerias estratégicas, mas também fortalece a formação de nossos estudantes e o desenvolvimento científico regional. É um avanço significativo para a internacionalização da universidade e para a valorização da pesquisa catarinense”, afirmou.

Encontro com o Prof. Dr. Pedro Trovão do Rosário e a Profª Dra. Elsa Restier Gonçalves, Diretora da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias (ESESFM), para fortalecimento de parceria acadêmica e científica internacional.

Atividades científicas na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL), com discussão de resultados de pesquisa e alinhamento para submissão e publicação de artigo científico internacional no periódico Biomedicines. A missão também possibilitou o encaminhamento de novos trabalhos em colaboração internacional e a divulgação dos resultados do doutorado sanduíche da doutoranda Karine Luz, desenvolvido sob coordenação da Dra. Vanessa Mateus e do Prof. Dr. Sérgio Fallone de Andrade.

Reunião técnico-científica com a Dra. Carina Rossoni, pesquisadora vinculada ao Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade e da Diabetes, para integração de dados clínicos e alinhamento de pesquisas translacionais relacionadas à Síndrome Metabólica.
Reunião institucional e técnico-científica no Instituto Politécnico do Porto (IPP), com a participação de pesquisadores da UNIARP em missão científica internacional. A comitiva foi recebida pelo Prof. Dr. Miguel Saúde, Diretor da Escola Superior de Saúde do IPP, pelo Vice-Diretor Prof. Nuno Rocha e pela Secretária de Internacionalização Rosália Fonte. Na sequência, foram realizadas visitas técnicas aos laboratórios e o planejamento de capacitação em metodologias avançadas de pesquisa translacional, em colaboração com a Dra. Cassilda Pereira, do grupo de pesquisa Metabonomics, Obesity and Related Disorders.

Visita institucional e reuniões técnico-científicas na Universidade do Minho, em Braga (Portugal). A comitiva da UNIARP foi recebida pelo Prof. Dr. Agostinho Carvalho, Vice-Presidente para Investigação da Escola de Medicina, que apresentou a estrutura institucional, as instalações e os laboratórios vinculados às atividades de investigação translacional da instituição.

Visita institucional e reuniões técnico-científicas na Universidade de Vigo, Campus de Ourense (Espanha). A comitiva da UNIARP foi recebida pela Profª Dra. Ana María Tobío Rivas, Catedrática de Direito Mercantil e Vice-Coordenadora de Programa de Doutorado, que apresentou a estrutura acadêmica, as instalações e os laboratórios da instituição, fortalecendo o diálogo interdisciplinar e as possibilidades de cooperação internacional.

Parceria internacional entre a UNIARP e o Instituto del Cáncer da Universidade de Salamanca fortalece a pesquisa translacional, com colaboração junto ao laboratório do Prof. Dr. Atanasio Pandiella, referência internacional em biologia molecular do câncer.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.