UNIARP realiza painel sobre o Mestrado com networking - Uniarp

29.11.21

UNIARP realiza painel sobre o Mestrado com networking

A UNIARP realizou dia 26 de novembro o primeiro Painel de Perguntas e Respostas Sobre o Mestrado com Networking, organizado pelos mestrandos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade: Thais Cittolin e Cláudio Klaus (bolsistas FAPESC). O evento teve transmissão via Teams.

O objetivo foi plenamente atingido com um encontro entre docentes, discentes, egressos, cursos de graduação e interessados para esclarecer as principais dúvidas sobre como funciona o Mestrado.

O professor Dr. Anderson Antônio Mattos Martins, reitor da UNIARP falou sobre as perspectivas atuais e futuras dos programas de pós-graduação da Universidade.

Participaram do evento, como convidados, os egressos: Ma. Juciele Marta Baldissarelli (T1) doutoranda em Contabilidade e Administração pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), jornalista, administradora, docente e Coordenadora do FAP -UNIARP; Me. Frederico de Oliveira Santos (T5) engenheiro especialista em Automação, docente do Instituto Federal Catarinense (IFC); e Me.  Fabio Herget Pitanga (T5) médico endocrinologista. Eles contaram sobre suas trajetórias pessoais e experiências do Mestrado, que lhes proporcionou grande enriquecimento pessoal e profissional.

Para a professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Sociedade, os depoimentos foram de grande valia. “Foi um momento em que todos os presentes tiveram a oportunidade de agregar informações e conhecimentos sobre o tema”, afirma. Ela ressalta que o processo seletivo está aberto até dia 30 de novembro. Os interessados podem tirar dúvidas pelo WhatsApp (49) 3561-6288.

O Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) da UNIARP está com inscrições abertas até o dia 30 de novembro de 2021, para seleção da turma de 2022. O edital completo pode ser encontrado em: https://uniarp.edu.br/wp-content/uploads/2021/11/EDITAL_Processo_Seletivo_Mestrado-Academico-Turma-2022.pdf.

São três linhas de pesquisa: Desenvolvimento Organizacional e Sustentabilidade; Qualidade de Vida e Desenvolvimento; Sociedade, Cidadania e Segurança.

As aulas são concentradas no primeiro ano do curso, ocorrendo às sextas-feiras (tarde e noite) e aos sábados (manhã).

A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora do PPGDS, informa que o mestrado completou cinco anos e está se consolidando na região. “Estamos orgulhosamente caminhando para a oitava turma do PPGDS e contamos com uma equipe preparada de docentes.  Nossos egressos vêm se destacando no mercado de trabalho”, relata.

Rosana destaca também que em 2021, os docentes, discentes e egressos do PPGDS predominaram nas participações em projetos da UNIARP submetidos a órgãos de fomento. “Foram angariados importantes recursos que serão convertidos em melhorias na infraestrutura da UNIARP, materiais permanentes e de consumo para viabilizar atividades de pesquisa, ensino e extensão e, portanto, refletirão nos outros níveis de ensino e também na comunidade local”, comenta.

Outro feito inédito foi o recebimento de bolsas específicas para alunos do programa via Capes/PROSUP e FAPESC.

Vantagens em investir no curso de mestrado acadêmico

A professora explica que as vantagens em investir no curso de mestrado acadêmico em Desenvolvimento e Sociedade são muitas. Destaque para:

– Desenvolvimento do senso crítico: Ao preparar pesquisadores, o mestrado contribui para formação de pessoas curiosas, capazes de identificar melhor os problemas, propor soluções e isso reflete positivamente tanto no ambiente profissional quanto no pessoal. 

– Realizar pesquisas que contribuam para o desenvolvimento e a sociedade: A possibilidade dos esforços de formação para promover melhorias na região de inserção é enriquecedora e gratificante.

– Se tornar um professor ou aprimorar suas habilidades docentes: O mestrado acadêmico aprimora a formação docente, preparando principalmente para a docência no ensino superior, possibilitando reconhecimento e realização profissional. Mesmo os professores de outros níveis de ensino conseguem aprimorar a sua forma de ensinar após ter realizado um curso de mestrado.

– Ser especialista em um assunto de interesse: Ao realizar pesquisas focadas no tema de interesse, o mestrando desenvolve o conhecimento específico para se diferenciar no mercado de trabalho.

– Networking: o mestrado acadêmico interdisciplinar permite a participação de profissionais de todas as áreas de conhecimento. Desta forma, as discussões de alto nível em aulas, seminários, eventos e outras atividades acadêmicas são compostas por diferentes pontos de vista, onde há interação com diversos agentes da sociedade que podem contribuir na pesquisa de interesse e para encontrar parceiros para a vida profissional.

– Valorização profissional: O mestrado acadêmico proporciona uma elevação no grau acadêmico, ou seja, um título acadêmico acima da graduação. Assim, amplia a chance de conquistar vagas com melhor remuneração ou mesmo um aumento salarial no emprego atual. Sem contar que o curso é um diferencial competitivo em diversos concursos públicos.

Uma dúvida comum é:

Há necessidade de cursar especialização antes do mestrado? O único pré-requisito é que os candidatos sejam portadores de diploma de curso de graduação, emitido por instituições brasileiras devidamente credenciadas ou por instituições estrangeiras, desde que reconhecidas pelo MEC.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Guia de Cursos

Descubra qual é a graduação perfeita para o seu futuro!

Portal EAD

Conheça nossas 11 opções de cursos de graduação à distância.

Serviço de Apoio ao Estudante

Aqui você encontra orientação, informação e atendimento ao acadêmico.

Uniarp Nas Escolas

Foco na formação de estudantes e profissionais para a comunidade.

Catálogo de Moradias

Encontre um lugar aconchegante e dentro do seu orçamento para morar!

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Cartilha Conviva com a Diferença

Um guia para uma convivência respeitosa com a diversidade.

Aguarde, em breve!

PROJETOS FAP 001 2020

PROJETOS FAP 002 2020

PROJETOS FAP 004 2020

PROJETOS FAP 005 2020