Acadêmicos do 5º período do curso de Medicina da UNIARP participaram de uma oficina sobre sondagens vesical de alívio e de demora, nasogástrica e nasoenteral. O objetivo é desenvolver habilidades técnicas essências nas práticas clínicas. A atividade foi realizada dia 12 de março e foi conduzida pelas professoras da IESC – Integração Ensino Serviço e Comunidade do curso de Medicina da Uniarp, Dayane Carla Borille, Gabriela Rocha e Solange De Bortoli Beal.
Esses procedimentos são utilizados tanto nas Unidades Básicas de Saúde, cenários de campo de práticas onde estes estudantes estão inseridos atualmente, bem como nos hospitais, UPA e Clínicas por onde passarão nos próximos semestres.
As sondagens são procedimentos utilizados para o manejo de pacientes com retenção urinária, pós cirurgias, alguns acidentes, alimentação enteral e drenagem gástrica.
Essas oficinas permitem que os futuros médicos adquiram destreza e segurança ao realizarem essas técnicas, reduzindo riscos de complicações e erros.
Reforçou-se as indicações e contraindicações e cuidados necessários com os diferentes tipos de sondagens.
Os acadêmicos aprendem a avaliar a necessidade do procedimento, escolher o tipo de sonda adequado e gerenciar corretamente possíveis intercorrências, como lesões na mucosa e infecções. Esse conhecimento fortalece a tomada de decisão clínica e contribui para um atendimento humanizado, respeitando a individualidade e o conforto.

