O projeto PAEC: “Efeito de um Programa Multicomponente sobre a Saúde Física e a Qualidade de Vida Relacionada à Saúde em Docentes da Educação Básica”, apresenta resultados positivos, com atendimentos consolidados para 26 professoras da rede municipal de ensino.
O programa envolve atividades físicas aeróbicas, exercícios de força, avaliações físicas periódicas e orientações gerais de saúde, aplicadas de forma adaptada à rotina e condição física das participantes. Além dos ganhos físicos, o impacto mais citado foi o aumento do bem-estar, disposição e redução de dores musculares, evidenciando o quanto a atividade física regular, quando bem orientada, contribui para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação.
O projeto é coordenado pelo professor Me. Diego André Bridi, com o apoio técnico do Laboratório de Inovação em Saúde e Bem-Estar Docente da UNIARP (LABISA). A ação extensionista é realizada com o suporte direto dos acadêmicos Bruce Bertachini e Heitor Maffioletti Bogoni, sob supervisão do professor Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha, coordenador do Labisa.
O professor Dr. Ricelli Endrigo Ruppel da Rocha explica que outro objetivo do Programa Saúde Docente que é desenvolvido no Laboratório de Inovação em Saúde e Bem-estar Docente (LABISA) é proporcionar aos bolsistas do PAEC a oportunidade de vivenciarem experiências práticas que irão fortalecer o aprimoramento do conhecimento e da atuação profissional.
O professor Jorge Velasquez, coordenador do Curso de Educação Física diz que o projeto tem se consolidado como uma importante iniciativa de extensão do curso de Educação Física da UNIARP. Voltado à promoção da saúde e da qualidade de vida, o projeto desenvolve ações direcionadas aos professores da rede de ensino básico de Caçador, reconhecendo o papel fundamental desses profissionais e a necessidade de cuidados com seu bem-estar físico e mental.
O acadêmico bolsista do Projeto PAEC, Bruce Bertachini comenta que a participação no projeto garante muito aprendizado. “Tenho aprendido muito com as professoras e me sinto feliz por contribuir com a saúde e bem-estar delas. Cada encontro é uma troca de aprendizado que levarei para toda a vida profissional”, diz.
O acadêmico bolsista, Heitor Maffioletti Bogoni diz que a vivência tem sido uma chance valiosa de colocar em prática o que ele aprende na graduação. “Além de fortalecer minha capacidade de trabalhar em grupo, escutar e entender o outro. Ver a transformação das professoras reforça minha crença no poder da atividade física quando bem aplicada. Tenho orgulho de contribuir com essa iniciativa”, destaca.
O professor orientador Diego André Bridi, acredita que o envolvimento dos acadêmicos no projeto proporciona não apenas aprendizado prático, mas também fortalece os vínculos entre universidade e comunidade. “O projeto é extremamente significativo, pois enquanto orientador tive a oportunidade de acompanhar de perto a transformação na qualidade de vida das professoras participantes. Essa experiência reforça o papel fundamental da universidade na promoção da saúde e evidencia como a extensão universitária da UNIARP pode gerar impactos reais e positivos na comunidade escolar, fortalecendo os vínculos entre formação acadêmica e responsabilidade social”, encerra.
Depoimentos de professoras participantes
Uma das professoras participantes do projeto é Andréia Anciutti dos Santos. Ela relata que está com mais energia para as atividades do dia a dia e percebeu melhoras significativas na qualidade do sono. “A postura corporal foi corrigida ao longo das atividades, contribuindo para o alívio das tensões musculares e promovendo bem-estar geral. Um dos avanços mais significativos foi a redução das dores nos ombros, braços e cotovelos — que me acompanhavam há anos devido à rotina intensa da docência —, além da diminuição considerável do uso de medicamentos analgésicos. Outro benefício importante foi a perda de peso, resultado do engajamento nas atividades físicas orientadas, o que reforçou ainda mais minha autoestima e saúde geral. É um projeto inovador, pensado especialmente para cuidar da saúde integral dos professores”, afirma.
A professora Denise Bolsan, conta que antes de participar do projeto, ela sentia dores constantes na coluna, mas, após iniciar as atividades, as dores desapareceram. “Além disso, o projeto também teve um impacto positivo no meu bem-estar psicológico, ajudando-me a lidar melhor com o estresse do dia a dia”, conta.
Para a professora, Janaína Carneiro o projeto Saúde Docente foi um marco na docência pública do município, trazendo um olhar amplo, diferenciado e acolhedor sobre a importância desses profissionais para a educação. “Minha experiência tem sido de grande valia, tanto como um suporte e apoio à minha saúde mental e aí destaco, a redução do estresse, ansiedade e um grande avanço na qualidade do sono. Quanto a melhoria da saúde física, as atividades, orientações sobre nutrição e manejo de estresse, estão me auxiliando no processo de um estilo de vida com a redução de medicamentos, mais ativo, acessível e saudável. Penso que professores que se sentem bem cuidados, tendem a ter uma maior satisfação no trabalho. Isso pode refletir em um ambiente escolar mais positivo e motivador, contribuindo não apenas para a qualidade de vida dos professores, mas também impactando positivamente na aprendizagem dos alunos e na comunidade escolar como um todo”, relata.

