PAEC: Orientações para uso correto da Caneta Aplicadora de Insulina » Uniarp

30.06.23

PAEC: Orientações para uso correto da Caneta Aplicadora de Insulina

A acadêmica  bolsista do curso de Medicina da Uniarp, Laíse Fernanda Olinquevicz está desenvolvendo o projeto do  Programa de Apoio a Extensão e Cultura ( PAEC), sob orientação da professora Solange De Bortoli Beal. O objetivo geral do projeto é orientar a população diabética Insulino dependente de uma Unidade Básica de Saúde do município de Caçador, sobre o uso correto da caneta aplicadora de insulina humana NPH e Regular.

As ações desenvolvidas no primeiro semestre de 2023, contemplaram a confeccção do material educativo: Cartilha em forma de manual sobre o uso da caneta de insulina.

Durante o mês de maio, foram realizadas duas  ações na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora Salete de Caçador. Foram repassadas orientações aos pacientes diabéticos que procuravam pelos serviços de saúde.

Para o segundo semestre serão organizadas duas rodas de conversas, reforçando a importância do uso correto da caneta aplicadora de insulina, com demonstrações práticas sobre o uso.

Espera-se com este projeto diminuir os riscos decorrentes do uso incorreto da caneta, através das orientações relacionadas aos locais de aplicação (braços, nádegas, coxas e abdômen) e uso correto da insulina. Orientar o paciente, familiares e cuidadores quanto a aplicação, fornecer esquema de rodízio ao paciente, instruir sobre como é realizada a aspiração das unidades de insulina e as complicações que podem ocorrer nos locais de aplicação, assim como o armazenamento, conservação, e o descarte correto dos insumos.

Os objetivos específicos são:

Analisar o grau de dificuldade dos pacientes Insulino dependentes com relação ao uso correto da caneta aplicadora de insulina.

Elaborar um manual de Instrução sobre o uso correto da caneta de insulina.

Promover rodas de conversas entre pacientes Insulino dependentes, familiares e cuidadores para orientações sobre a patologia, uso correto da caneta, armazenamento, riscos, destino dos perfuro cortantes, entre outros.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.