PAEC: Orientações sobre câncer de pele e Protocolo ABCDE do Melanoma » Uniarp

10.05.24

PAEC: Orientações sobre câncer de pele e Protocolo ABCDE do Melanoma

Dia 07 de maio, a acadêmica Luciana Bonissoni, do curso de Medicina da UNIARP realizou uma ação sobre a conscientização do Câncer de Pele e Protocolo ABCDE do Melanoma, na Unidade Básica de Saúde Santa Catarina. A ação é um projeto do PAEC, orientado pela professora Alesandra Perazzoli de Souza.

A acadêmica orientou os pacientes da unidade quanto ao risco e a incidência de Câncer de Pele no país, bem como os principais sinais e sintomas por ele apresentado. Ainda, advertiu sobre o reconhecimento de lesões dermatológicas suspeitas de malignidade através do autoexame, seguindo o protocolo ABCDE.

O protocolo orienta a população quando ao aparecimento de lesões, com assimetria de bordas, variação de cor e aspecto, diâmetro aumentado e sua evolução com o tempo. Essas características são importantes no reconhecimento de lesões malignas, que se identificadas precocemente, apresentarão um bom prognóstico e seguimento com profissionais dermatologistas.

As recomendações sugeridas aos pacientes basearam-se na prevenção do CA de Pele, como a aplicação e reaplicação de protetor solar, exposição ao sol antes das 10 horas e após as 16 horas, uso de bonés e chapéus ao contato com o sol.

A acadêmica reforçou aos pacientes a importância da prevenção, identificação precoce de lesões e de procurar atendimento médico adequado e especializado na suspeita de alterações cutâneas sugestivas de melanoma.

Saiba mais

A Sociedade Brasileira de Dermatologia criou a regrinha ABCDE para identificar os cânceres melanoma. A sigla é um acróstico para observação daquelas pintas ou manchinhas que aparecem e a gente precisa ficar de olho. Caso sejam assimétricas, com bordas irregulares, com variação de cor na mesma pinta, diâmetro maior de 6mm e apresentem evolução (mudanças) nas características anteriores, é bom marcar consulta com dermatologista.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.