No dia 7 de outubro de 2025, a acadêmica do curso de Medicina da UNIARP, Luiza Machry, bolsista do Programa de Apoio à Extensão e Cultura (PAEC), realizou uma ação voltada à promoção da saúde e do bem-estar dos residentes da Casa Lar São José, em Caçador-SC. A iniciativa contou com a parceria de colaboradores das Práticas Integrativas e Complementares (PICs).
O projeto: “Atendimento Humanizado através de Práticas Integrativas e Complementares”, tem como objetivo implementar estratégias terapêuticas que promovam o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalecendo o cuidado integral e humanizado oferecido às pessoas idosas acolhidas.
As práticas foram oferecidas tanto aos residentes da Casa Lar quanto aos colaboradores da instituição, proporcionando momentos de relaxamento, bem-estar e conexão afetiva. As PICs têm se mostrado ferramentas eficazes no cuidado com pessoas idosas, contribuindo para o alívio de dores, redução da ansiedade, melhora da qualidade do sono e fortalecimento dos vínculos com os cuidadores. Essas ações valorizam o protagonismo do idoso e reforçam uma abordagem centrada na pessoa.
Além disso, para indivíduos com doenças crônicas, as práticas integrativas desempenham papel essencial na promoção da saúde e no controle dos sintomas, auxiliando na adesão ao tratamento e na prevenção de complicações.
A acadêmica Luiza Machry é orientada pela professora Solange De Bortoli Beal e contou com o apoio da professora doutora Eliane Rezende Adami, da terapeuta reikiana Carmen Schafause e de sua mãe, Dulce Fritzen Machry, que aplicou as práticas de Auriculoterapia.
O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética da UNIARP Caçador, sob o número de parecer 7.539.865.
A UNIARP Caçador agradece à assistente Social Mirela Carla Urio, da Casa Lar São José, e aos profissionais que prontamente aceitaram a proposta, contribuindo para a realização desta significativa ação extensionista.










