PAEC: Realizado projeto de extensão sobre educação financeira nas escolas » Uniarp

27.10.23

PAEC: Realizado projeto de extensão sobre educação financeira nas escolas

Dia 19 de outubro o acadêmico Gabriel Scolaro, do curso de Ciências Contábeis da Uniarp realizou uma palestra sobre educação financeira na EEB. Dom Orlando Dotti com a participação de 55 alunos do 1º ano do ensino médio. Gabriel é bolsista do Programa de Apoio a Extensão e Cultura (PAEC), orientado e representado pelo docente Thiago Augusto Duarte. A palestra é um projeto de Extensão do Curso de Ciências Contábeis de autoria do professor Thiago, com apoio da coordenadora do curso a professora Emilene Murer.

Tem o objetivo de capacitar os estudantes a lidarem de forma consciente e responsável com o dinheiro, desenvolvendo habilidades financeiras desde cedo. A palestra ministrada sobre o tema Educação Financeira nas Escolas, fala sobre consumo versus desejos, disciplina financeira, planejamento financeiro pessoal (utilizando a metodologia do autor de diversos livros na área como Gustavo Gerbasi, além de dicas de aplicação financeira, entre outros).

Em parceria com o Estúdio de Finanças da Uniarp, esta palestra já criou uma expectativa de continuidade, conforme relata o professor Pedro Paulo Baruffi da EEB. Dom Orlando Dotti. “Existe a possibilidade de realizarmos uma visita de estudos no Estúdio de Finanças, onde os estudantes presentes manifestaram interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre investimentos e o professor Thiago se colocou à disposição”, informa.

O professor Thiago explica ainda, que apesar da Educação Financeira ainda não estar inclusa oficialmente como um tema transversal na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ela faz parte da PL 268/23 e o Ministério da Educação disponibiliza materiais no portal do MEC contemplando todas as faixas etárias e níveis de ensino do Brasil desde 2014. “Enquanto isso, o nosso projeto ele vai se desenvolvendo e aprimorando visando contribuir com as escolas nessa missão de levar a educação financeira aos nossos estudantes e quem sabe, auxiliá-las quando de fato estiver inclusa na BNCC”, comenta o professor.

A UNIARP e o Curso de Ciências Contábeis agradecem os alunos, professores e equipes gestoras das Escolas pela oportunidade e pelo acolhimento.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.