Palestras e apresentação cultural abrem o I Seminário Nacional Interdisciplinar na UNIARP » Uniarp

18.06.21

Palestras e apresentação cultural abrem o I Seminário Nacional Interdisciplinar na UNIARP

Na quinta-feira (17) foi dada a abertura no I Seminário Nacional Interdisciplinar sobre Desenvolvimento e Sociedade na UNIARP. O tema do seminário é “O Imperativo da Sustentabilidade”. O evento e inédito na região e contou com o apoio da Capes.

A abertura foi transmitida pelo canal do Youtube da UNIARP, contando com tradução simultânea para Libras. O evento começou com uma fala da professora Rosana Ogoshi, coordenadora do Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade da instituição. Ela destacou a participação de vários professores da UNIARP para que o seminário acontecesse, e agradeceu o apoio da reitoria. A professora também falou sobre o programa de mestrado. “O PPGDS formou 83 mestres em 2020, e atualmente temos outros 46 discentes ativos”, compartilhou.

Após a fala da professora Rosana, o professor Joel Haroldo Baade, responsável por organizar o seminário, também compartilhou alguns agradecimentos e informações. Segundo o professor, o evento já estava sendo planejado desde 2019, quando foi submetido para pedir auxílio à Capes. O objetivo era promover o seminário de forma presencial em 2020. Porém, com a pandemia, teve que ser adiado para 2021 e de forma online. O professor Joel destacou que, por ser feito virtualmente, o seminário pode ser prestigiado por pessoas do país inteiro. “Temos representantes dos quatro cantos do Brasil”, complementou. Ele finalizou a fala com a reflexão de que o objetivo do seminário não é trazer respostas, mas gerar discussões. “Foi pensado para ser um espaço de diálogo para pessoas de diferentes lugares.”

A última fala foi do Prof. Dr. Anderson Antonio Mattos Martins, reitor da UNIARP. Ele agradeceu e parabenizou a mobilização de todos os professores e colaboradores para que o seminário acontecesse. Destacou a satisfação em poder viabilizar e participar de um evento como esse. Reforçou ainda a ideia de que o objetivo do seminário é promover discussões relevantes. Por fim, falou sobre a importância do ano de 2021 para a UNIARP, já que é quando a instituição completa 50 anos de fundação.

Por fim, antes do início das palestras, a abertura contou com uma apresentação da aluda do PPGDS Bárbara Vanz, que fez uma interpretação da música “Como Nossos Pais”, de Elis Regina. Depois disso, deu-se início à primeira palestra do dia. O tema foi “Governança e Sustentabilidade”, mediada pelo Prof. Dr. Levi Hulse e com a presença do Prof. Dr. Liton Lanes Pilau.

O seminário continua nesta sexta (18) com palestras e apresentações de trabalhos. Quem tiver interesse em participar pode conferir a programação.

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.