A parceria entre a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) e a Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) vem se fortalecendo com uma série de ações integradas que unem ensino, pesquisa, extensão e inovação.
No dia 29 de outubro de 2025, os professores Dra. Ariana Centa, Dr. Gustavo Colombo Dal Pont e Dr. João Paulo Assolini, da UNIARP, realizaram uma visita institucional à UNIPLAC, com o objetivo de ampliar a colaboração entre as universidades. Durante o encontro, os docentes reuniram-se com a Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da UNIPLAC, Dra. Lilia Aparecida Kanan, e com o Reitor, Professor Me. Kaio Henrique Coelho do Amarante, discutindo ideias de integração entre os programas de pesquisa e pós-graduação.
Após a reunião, os professores participaram de um almoço com docentes do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS/UNIPLAC) e, no período da tarde, realizaram uma visita guiada pelo campus, acompanhados pela Dra. Lilia e pelos professores Dres. Ana Emília Siegloch, Andréia Biolchi Mayer, Bruna Andersen, Lenita Agostinetto, Adalberto Lopes, Natália da Cunha e Bruna da Silva. O grupo conheceu as instalações do Programa de Pós-Graduação e o Laboratório Multiusuários (Multilab) da UNIPLAC, fortalecendo o diálogo técnico e científico entre as equipes.
Antes disso, no dia 9 de outubro de 2025, o professor Dr. Lincon Somensi representou a UNIARP no RoadShow Shimadzu PPGAS, realizado na UNIPLAC. O evento reuniu pesquisadores e estudantes em torno de novas tecnologias analíticas aplicadas à pesquisa científica, reforçando o intercâmbio de conhecimento entre as instituições e ampliando as oportunidades de cooperação acadêmica.
Visita técnica
Ainda no início de outubro, a integração entre UNIARP e UNIPLAC avançou com uma visita técnica aos laboratórios do curso de Medicina da UNIARP, realizada pelas professoras Dra. Lilia Kanan e Dra. Maria de Lourdes Borba Magalhães, contemplada no programa Multilab da FAPESC. Durante a visita, foram apresentados os modernos espaços de simulação realística e as metodologias utilizadas pela UNIARP, que servirão de referência para a implantação dos novos laboratórios da UNIPLAC.
Em 25 de setembro de 2025, as instituições também estreitaram seus laços durante o I Simpósio Internacional do Curso de Medicina e XI Ciclo de Estudos em Medicina – Saúde e Qualidade de Vida da UNIARP. As professoras Dra. Lilia Aparecida Kanan, Dra. Andréia Biolchi Mayer e Dra. Cleonice Gonçalves da Rosa, da UNIPLAC, participaram como avaliadoras dos trabalhos científicos apresentados no evento. A Dra. Lilia Kanan foi ainda palestrante convidada, abordando o tema “Saúde mental, estilos e qualidade de vida: fatores de proteção e vulnerabilidade”, contribuindo para o intercâmbio de conhecimento entre as instituições.
As docentes da UNIPLAC foram acompanhadas pelos professores do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS/UNIARP) — Claudriana Locatelli, Ariana Centa, Gustavo Colombo Dal Pont e João Paulo Assolini — além do Vice-Reitor Acadêmico da UNIARP, professor Joel Haroldo Baade. Na mesma ocasião, a professora Dra. Cleonice Gonçalves da Rosa integrou a banca examinadora de defesa de mestrado do PPGDS, avaliando um trabalho orientado pela professora Dra. Eliana Adami, reforçando o vínculo acadêmico entre os programas de pós-graduação das duas universidades.
A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi, coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Internacionalização da UNIARP, explica que essas ações consolidam uma parceria institucional estratégica, baseada na troca de experiências, na qualificação docente e na integração entre ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo a formação acadêmica e o desenvolvimento científico em Santa Catarina. “O fortalecimento entre as duas instituições também contribuirá para a criação das condições necessárias à oferta de programas de Pós-Graduação Stricto sensu na área da Saúde, ampliando as oportunidades de formação e pesquisa na região”, declara.
Essas iniciativas reafirmam o compromisso conjunto da UNIARP e da UNIPLAC em promover a cooperação científica e o desenvolvimento regional, estimulando a excelência acadêmica e a inovação na área da saúde.
















