Pesquisa de mestranda da UNIARP envolve transformações no espaço escolar » Uniarp

19.12.22

Pesquisa de mestranda da UNIARP envolve transformações no espaço escolar

No decorrer do 2º semestre de 2022, a mestranda da UNIARP, Lucinéia Kotelak Junges desenvolveu um Projeto Criativo Ecoformador (PCE) na Escola Municipal Professor Didio Augusto da Rede Municipal de Ensino de União da Vitória-PR, vinculando o conteúdo curricular do 2º ano do Ensino Fundamental a um processo de cocriação de um cenário ecoformador.

Foi uma iniciativa comprometida com demandas locais e articulada a parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A ideia surgiu durante as aulas do mestrado, especificamente na disciplina Didática e Metodologia de Ensino na Educação Básica. Elaborar um PCE que atenda demandas de escolas da Educação Básica e se comprometa com emergências globais é uma das propostas da referida disciplina.

Intitulado ‘Projeto Criativo Ecoformador Jardim Sensorial’, a iniciativa resultou na organização de um espaço de plantas medicinais e uma cozinha laboratório. Ambas as alternativas são integradas, formando um espaço acolhedor e que tem colaborado para a aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

O espaço foi planejado e construído com os estudantes. Nesse processo, foram estudados conteúdos relacionados a diferentes componentes curriculares, entre eles: leitura, interpretação e produção textual, gêneros textuais, pontuação, receitas atendendo a esfera de circulação, situações-problema, medidas de tempo, sequência numérica, figuras geométricas, percepção espacial, localização, mudanças na paisagem, pontos cardeais, condições dos espaços de vivência, produção e consumo, tempo histórico, relações de trabalho e cooperação, histórico familiar e convívio e ações individuais e coletivas no ambiente doméstico, escolar e comunitário.

Além de estimular uma perspectiva interdisciplinar dos processos de ensino e de aprendizagem, o projeto constituiu uma experiência transdisciplinar ao envolver a realidade da comunidade, incluindo questões como a coleta seletiva de lixo, os cuidados com a saúde, a utilização de plantas medicinais pelos descendentes indígenas e a produção orgânica. Também priorizou perspectivas da ecoformação ao valorizar o cenário como um espaço para o autoconhecimento e para estimular relações solidárias e ambientalmente comprometidas.

Uma das atividades do PCE foi intitulada ‘Diálogos com o Senhor Getúlio’. O Senhor Getúlio é um membro da comunidade, conhecedor de técnicas de cultivo e de formas de utilização de diversos chás. Organizada com antecedência, a atividade possibilitou que os estudantes formulassem questões envolvendo o que haviam estudado até o momento da entrevista, já que a iniciativa envolvia a aproximação com conhecimentos populares e a valorização da cultura local.

O projeto é objeto de estudo da mestranda. Além de realizar uma entrevista com os estudantes envolvidos no planejamento e na construção do cenário para avaliar se a proposta atendeu suas demandas formativas, a mestranda coordenará um grupo focal para analisar se o produto educacional, registrando a experiência, serve como projeto de referência para aproximar os conteúdos curriculares a parte dos ODS.

Vinculada ao PPGEB/UNIARP, a pesquisa da mestranda Lucineia é orientada pela professora Marlene Zwierewicz e conta com apoio de uma bolsa de estudo, resultado de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de União da Vitória e a UNIARP. Também conta com o apoio da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC).

Compartilhar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Escrito por:

Imprensa Uniarp

Notícias

Leia mais notícias relacionadas

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.

Guia da Cidade

Você é acadêmico e chegou agora na cidade? Conheça mais sobre Caçador!

Tour 360

Conheça parte da nossa estrutura com o nosso tour virtual!

Programa de Valorização da Vida

Espaço pensado para possibilitar o acesso aos conteúdos da Psicologia.

Diretório Central dos Estudantes

Adquira sua carteirinha estudantil para garantir benefícios.

Calendário Acadêmico

Fique por dentro de todas as datas e eventos importantes.

Biblioteca

A UNIARP tem um acervo com mais de 45 mil títulos disponíveis.